Ações educativas na Enfermagem
Por: allanabmarques • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 664 Visualizações
Centro Universitário Uninovafapi
Curso: Enfermagem 2º período manhã
Disciplina: Ações Educativas na Enfermagem
Professora: Consolação Pitanga
Análise Textual
Componentes: Allana Bruna Marques da Silva – 15102030
Tercia Carine Silva Leite – 15102102
Ismênyan Kisley Alves Julião – 15102068
Jardel Alves Pereira de Freitas – 15102041
22 de Setembro
Teresina, Pi
Segundo a teoria de Paulo Freire e tendo em vista uma análise dos professores do Filme Sociedade dos poetas mortos, as qualidades dos educadores são predicados que vão se gerando a sua prática em coerência com a opção política, de natureza crítica do educa-dor, e muitas vezes a instituição e a forma de ensino também influenciam na forma autoritária e severa dos professores para com os alunos.
Com apoio no texto infere-se que o professor/educador tem que ser humilde, e que, de modo algum a humildade significa falta de acato e acomodação com os mesmos. Pelo contrário, a humildade exige coragem, confiança em nós mesmos, respeito a nós mesmos e aos outros. Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo. Todos sabemos algo, todos ignoramos algo. Mas acima de tudo temos que ser humildes para dizer que não sabemos tudo, seja educador ou aluno.
De fato, não tem como conciliar a adesão ao sonho democrático, a superação dos preconceitos, com a postura inumilde, arrogante, na qual nos sentimos cheios de nós mesmos. O educador deve estar sempre aberto ao diálogo, a conversa, ao ouvir e está sempre aberto, não só a ensinar, mais a aprender também.
As formas autoritárias automaticamente vêm com vários tipos de reação, umas delas pode ser a rebeldia ou o silêncio, podendo causar transtornos. Não sabe ao certo a maneira perfeita de se educar, mas sabemos que a lei do retorno é infalível e que respeito, carinho, humildade e amor pelo que se faz pode ser o grande segredo de uma boa educaçao e convívio, o respeito deve se manter em qualquer maneira de educar. A tolerância é a expressão da sabedoria e do bom senso. O educador precisa ter tolerância com os alunos, embora eles não andem na mesma sintonia, tolerância é sinônimo de respeito, de gente que é grande e sabe lidar com o lado diferente do outro.
O educador ou educadora tem como capacidade de orientar e capacitar seus alunos a melhor forma possível, muitos educadores tem a deficiência de decidir ou melhor de assumir sozinho a vida de uma classe, ter a incapacidade de tomar decisões e por isso às vezes se prejudica no meio profissional, pois não tem uma direção de um bom exemplo pedagógico. O educador tem que ter total paciência e total controle sobre suas emoções. Acima de tudo temos que refletir sobre tudo que será dito em meio aos alunos, pois é muito importante e fundamental a prática educativa democrática. A real solução para os obstáculos apresentados em meio aos professores e alunos é que tem que viverem em harmonia, uns com os outros.
...