A Ética na Enfermagem
Por: Paula.paes • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 1.120 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Orientadora: Katia Fogaça de Almeida
Qual a Importância da Ética na Enfermagem
Primeiramente para entender a importância da ética na enfermagem, é necessário discernir o que significa, a ética no campo da saúde. A ética é um conjunto comportamental que refere-se a moral que a enfermagem deve possuir. Esse conjunto comportamental é distinguindo como enxergar e entender o que é o certo e também o que é errado, para proporcionar condições de saúde aos pacientes em relação ao dever e ao respeito.
A enfermagem possui uma essência muito importante que é o “cuidar” humano em sua totalidade. O seu modo de cuidar engloba o indivíduo , a comunidade e a família baseados nas estratégias que tem o intuito de promover, recuperar, reabilitar e prevenir doenças, através da ética em conjunto com as práticas políticas e sociais. Florence NIGHTINGALE a grande teorista percursora da enfermagem já frisava a importância do cuidar relacionado a dedicação mas, acreditava-se que só a vontade de servir o outro não bastava, Florence afirmava que além do querer cuidar era necessário dar espaço aos ensinamentos, as técnicas e os conhecimentos relacionados a moral para que o profissional da saúde pudesse exercer o seu cuidado com eficiência.
Portanto qual a importância da ética na enfermagem ?
Podemos dizer que a importância da ética hoje em dia, está relacionada em agir dentro de alguns padrões que proporcione o bem ao próximo e a si mesmo.
Para que se tenha uma conduta ética é necessário possuir e exercitar diariamente alguns conceitos como:
- Se preocupar com o outro;
- Desenvolver valores relacionados a escolhas em momentos que requeram decisões precisas e ações bem definidas;
- Promover empatia e relacionamento interpessoal;
- Perceber o que é errado e não fazê-lo, distinguir o certo e introduzi-lo;
- Assumir e ter consenso tanto coletivo como individual;
- Ser responsável em tudo o que faz;
- Aumentar a produtividade;
- Manter organização no ambiente;
- Respeitar sua função e entender os seus limites.
A ética e a humanização são valores que determinam a competência profissional, que incluem o momento de decisão, o agir, o arriscar e o pressentir, baseados no conhecimento e em experiências vividas. Os valores sensitivos são imprescindíveis para que possamos ter a capacidade de discernir, julgar, prever alternativas e decidir, sem elas não existem a competência e a ética.
Em relação ao ensino da enfermagem, a ética têm ganhado espaços importantes. Pois, a ética é fundamental na enfermagem e em qualquer outro cargo, instiga nosso modo de pensar, agir e resolver questões sejam elas conflitantes ou não.
A enfermagem é uma profissão de responsabilidade. A competência, o comprometimento são requisitos básicos para exercer a função e são determinadas pela conduta ética justificados . Portanto enfim, é necessário que estejamos abertos à essência da enfermagem que Cuidar bem e cuidar com amor.
...