A Atividade Discursiva
Por: crisaux • 25/6/2018 • Dissertação • 443 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
ATIVIDADE DISCURSIVA
- Técnico de enfermagem foi aferir os sinais vitais do paciente J.S solicitando avaliação da Enfermeira Patrícia, ao examinar o paciente a mesma realizou algumas intervenções: posicionou o paciente em decúbito elevado, realizou aspiração das VAS, interrompeu a administração da dieta, realizou aferição dos sinais vitais, ajustou a oxigenoterapia, mesmo assim paciente não apresentou melhora sendo solicitado avaliação médica devido ao desconforto respiratório importante. Após avaliação médica foi realizado a IOT e instalado o ventilador mecânico. Quais seriam as intervenções de enfermagem para o controle e prevenção de pneumonia hospitalar?
- Realizar higiene oral no paciente pois esta medida é muito significativa para reduzir a PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECANICA, pois na cavidade oral existe presença de microorganismos.
- A higienização das mãos, também é um importante instrumento para a prevenção e controle das infecções cruzadas é simples rapida e tem baixo custo pode ser feita com água e sabao antes de entrar em contato com o paciente ou após qualquer procedimento.
- Posicionamento do paciente no leito, mudança de decúbito são técnicas eficazes para evitar que o paciente tenha uma PAVM, pois assim e possível fazer a mobilizações das secreções.
- Cuidados com o circuito do VM, em relação ao Cuff, pois assim é possivel fazer uma vedação das vias aereas favorecendo a ventilação pulmonar adequada e prevenindo a ocorrência de aspiração brônquica, a troca do filtro e troca de fixação do tubo endotraqueal devem ser feita sempre de forma regular e prudente.
- Aspiração endotraqueal, sempre que necessario para manter vias aéreas pérvias e evitar o acumulo de secreções.
b) Neste mesmo dia, paciente apresentou piora clínica com taquicardia, hipotensão arterial, febre, foi encaminhado para UTI onde foram realizadas as culturas ao ser admitido. Constataram que o paciente estava com enterococcos resistente à vancomicina em secreção traqueal. Quais as intervenções devem ser tomadas referente a precaução?
O enterococo resistente à vancomicina é uma das principais causas de infecções hospitalares, e atualmente sua presença é notável em infecções urinárias, infecções de sítio cirúrgico e bacteremias no ambito hospitalar. Algumas medidas visam ajudar a diminuir a proliferação deste patogeno.
Manter o paciente em quarto separado
- Realizar limpeza adequada e rigorosa nos ambientes de cuidados voltados à saúde, nas superfícies, equipamentos, leitos entre outros;
- Realizar limpeza concorrente diariamente;
- Se possível utilizar equipamentos individuais para cada paciente, se não for possivel realizar higienização com álcool 70% após o uso;
- Fazer uso de luvas quando entrar em contato com o paciente;
- Proporcionar quarto exclusivo para o paciente com casos de suspeita ou confirmados;
- Identificar o paciente acometido pelo microorganismo;
- Realizar cultura de swabs retal do paciente de risco;
BIBLIOGRAFIA
Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar CCIH/HUCFF/UFRJ
https://pebmed.com.br/pneumonia-associada-a-ventilacao-mecanica-diagnostico-tratamento-e-como-reduzir-sua-incidencia/
...