A ENFERMAGEM
Por: cauan santos • 15/11/2017 • Resenha • 345 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
A enfermagem é uma área do conhecimento com mais de 30 anos de aplicação e desenvolvimento, e que atualmente com o auxilio dos recursos tecnológicos em seu ensino e pratica, apresenta grande oportunidade de crescimento e modernidade em seus processos.
O começo do uso dos recursos tecnológicos na enfermagem gerou receio nos profissionais de enfermagem que precisaram entender que a ferramenta veio para ficar e complementar a atuação e com isso tinham que se adaptar a ela. Então cursos passaram a ser preparados para ajudar a entender que os hardwares e software são meios utilizados para transformar o dado em informação com o intuito de facilitar o atendimento e assim melhorar o desempenho e promover o melhor cuidado possível ao paciente.
O uso dos computadores no cotidiano da enfermagem se tornou frequente e com isso a busca pela redução dos erros na assistência ao paciente, auxiliando na melhoria dos processos como organização e cruzamento das informações em grande volume e em pouco tempo.
Com o avanço que os meios tecnológicos proporcionaram a área de enfermagem, surgiu um novo debate que ressalta a valorização de atendimento humanizado, onde defende que nenhuma máquina jamais irá substituir a capacidade do ser humano em ser empático, de oferecer e gerar um sorriso ou um carinho no modo de agir.
Todo o avanço proporcionado fez com que surgisse o medo de ser substituído pelas maquinas, mas talvez o motivo real do medo tenha sido por conta de uma distancia criada pelos próprios enfermeiros na hora de se relacionar com o paciente e com a inclusão da tecnologia no processo essa distancia tenha apenas aumentado.
È necessário entender que os recursos tecnológicos tem a função de complementar o desempenho profissional e o atendimento oferecido pelos enfermeiros aos seus pacientes, que a tecnologia passa e passará por diversos avanços e que influencia todo o meio onde estamos inseridos, e que para não ficar para trás e necessários ver os avanços tecnológicos como aliados aos processos de cuidado e zelo ao paciente, aceitar correr o risco de errar procurando ser melhor no serviço oferecido.
...