A Elaboração de diagnósticos de enfermagem
Por: Carlos Schuller • 23/5/2018 • Projeto de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 621 Visualizações
Claretiano – Centro Universitário Curso de Graduação em Enfermagem
Tutor: Renata Paula Fabri
Aluno: Carlos Leonardo Schuller
Elaboração de diagnósticos de enfermagem
C.A.P., 28 anos, sexo masculino, sobrepeso, internado há 3 dias devido a cetoacidose diabética e transferido hoje para a enfermaria de clínica médica. Apresenta diabetes tipo 1, faz uso de insulina. Respira em ar ambiente com auxílio intermitente de oxigênio posicionado em extensão a 3L/min, saturação de O2=93%. PA=140x90mmHg, FC=105 bpm, hipoativo. Mantém cateter venoso periférico em membro superior direito em infusão de solução fisiológica a 0,9%, sem sinais flogísticos. Último resultado de glicemia capilar indicou 251mg/dL, tendo sido realizada nova correção com insulina regular. Aceitou toda a dieta no horário do almoço e ingesta hídrica de 400mL. Diurese espontânea e poliúria, tendo evacuado ontem pela última vez. Apresenta edema discreto em membros inferiores. Está bastante ansioso com sua saúde e recebe apoio da família no processo de recuperação. Referiu ter consumido doces em excesso na última semana e se esquecido de aplicar uma dose de insulina, conforme hábito, manifestando estar cansado de ter que se privar de alimentos que gosta.
Diagnósticos de enfermagem:
1) Sobrepeso caracterizado por adultos com IMC maios que 25kg/m2 , relacionado a comportamentos alimentares inadequados desordenado.
2) Risco de glicemia instável.
3) Risco de desiquilíbrio eletrolítico.
4) Volume de líquido excessivo, caracterizado por edema, relacionado com mecanismo regulador comprometido.
5) Controle ineficaz da saúde caracterizada por falha em agir para reduzir fatores de risco, relacionado com conflito de decisão.
6) Constipação caracterizada por redução na frequência das fezes, relacionada com mudança nos hábitos alimentares.
7) Ventilação espontânea prejudicada, caracterizada por saturação arterial de oxigênio diminuída, relacionada com alteração no metabolismo.
8) Autonegligência caracterizada por falta de adesão a atividade de saúde relacionada com abuso de substancia.
9) Ansiedade caracterizada por preocupações devido a mudança em eventos da vida, definida por mudança importante.
10) Risco de infecção.
11) Risco de trauma vascular.
12) Conforto prejudicado, caracterizado por ansiedade, relacionado com regime de tratamento.
Bibliografia consultada:
North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015 - 2017. Porto Alegre (RS): Artmed; 2015.
Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem MédicoCirúrgica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. vol. I e II. Barros, A.L.B.L; e Cols.
Anamnese e Exame fisico - avaliação diagnostica de enfermagem no adulto. 2º Ed. São Paulo: ARTMED , 2010.
...