A Epidemia do Corona Vírus
Por: Camila Andrzejewski • 15/4/2022 • Trabalho acadêmico • 2.770 Palavras (12 Páginas) • 100 Visualizações
O mundo está, atualmente, enfrentando a chegada do coronavírus 2019 n-CoV, o vírus que trouxe grandes impactos na esfera econômica, política e social. Este vírus afeta toda a população de forma direta, ou seja, todos devem buscar informações para poderem ajudar uns aos outros a combater esse vírus.
Conversar e buscar informações sobre o COVID-19 é de extrema relevância, pois todos estão enfrentando um momento crítico, onde ocorre a circulação de informações falsas que podem prejudicar as pessoas. Pesquisar e se informar sobre o assunto é necessário, além de suas pesquisas ajudarem na área da saúde e na área social.
Todas as pessoas que tem a oportunidade de pesquisar sobre o vírus, devem buscar sempre manter a população informada, pois é um momento de crise e toda a informação, de fontes confiáveis, são bem vindas. Assim como, com o avanço da globalização, cada pessoa pode buscar informações de uma forma mais flexível e rápida, evitando a circulação e aglomeração nas ruas, evitando a disseminação do vírus.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde o início da humanidade o ser humano vem apresentando saltos tecnológicos e dando início ao mundo globalizado, o qual possui uma flexibilidade muito maior em relação ao acesso a informações, circulação de pessoas, e principalmente, facilita a disseminação do vírus que está parando o mundo nos últimos dias. Assim como diz Ivan Vejvoda (2020), membro do Instituto de Ciências Humanas de Viena: “Sempre nos esquecemos de que estamos à mercê da natureza [...]. Mas esse vírus trouxe à tona todas essas questões sobre a interconectividade do mundo que estamos construindo”.
2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO
A globalização mudou completamente o cenário mundial, trazendo consigo novas tecnologias, facilidade de comunicação e acesso a informações de forma mais rápida e eficaz. O mundo ficou mais rápido, mais acessível, houve a difusão de culturas e mudanças na saúde, na economia, na política e na moral do mundo. Por outro lado, a globalização altera significativamente o cenário natural, além de desenvolver problemas no cenário social. Assim como é citado no livro Homem, Cultura e Sociedade (2016, p. 122), “Há então uma
expansão considerável do desemprego, da pobreza, da fome, das doenças
endêmicas, da deterioração ambiental, dentre outros problemas que
degradam a vida em sociedade”. Nessa perspectiva, pode-se observar que a consolidação da sociedade global altera o meio em que vivemos, pois com a mesma facilidade que a informação se espalha, ocorre também à difusão de doenças e a deterioração do meio ambiente, causada pelo excesso de poluentes e a livre circulação de mercadorias e pessoas.
2.1.1 Globalização e o impacto na saúde
A globalização trouxe a integração das economias mundiais, facilitando a circulação de mercadorias, serviços, pessoas, tecnologias, entre outros. Porém, a globalização também trouxe muitas desvantagens, principalmente para a saúde global. Como exemplo, pode-se citar a agricultura. Com a chegada da globalização e a introdução de novas tecnologias, a agricultura passou para a produção extensiva da monocultura e começou a utilizar novos complementos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes modificadas...). A utilização desses novos métodos desencadeia a diminuição da diversidade da base alimentar, além de destruir os ecossistemas, prejudicando o solo, os alimentos, a saúde e as pessoas. O ambiente é um fator que tem reflexo diretamente na saúde, pois naturalmente dependemos muito do meio em que vivemos. Portanto, se utilizarem muitos agrotóxicos nas plantações, a população irá se contaminar com os produtos. Assim como, se poluirmos o meio ambiente, a saúde das pessoas se afetará diretamente.
Outro importante impacto da globalização na saúde global é a livre circulação de pessoas. Com os avanços da tecnologia e a criação de novos meios de transporte (navios, aviões, carros...), ficou muito mais fácil de observar a circulação de pessoas ao redor do mundo. Com isso, os vírus e bactérias existentes em um determinado lugar do mundo, acabam viajando junto com cada pessoa. Ou seja, existe uma disseminação muito rápida desses microrganismos. Além disso, os médicos e as pessoas qualificadas do campo da saúde são facilmente atraídos para regiões mais seguras e bem remuneradas. Essa circulação livre de pessoas qualificadas acaba criando uma dificuldade de cobertura em diversas regiões do mundo, estando mais suscetível a desastres em caso de epidemias.
2.2 O LUGAR DA VERDADE EM UM MUNDO GLOBALIZADO
A verdade está no fato de dizer as coisas como elas realmente são, o que possibilita toda uma análise filosófica sobre o que pode corresponder, de fato, a verdade. Pensamos se será possível adquirir a verdade em uma sociedade globalizada, dominada por inúmeras quantidades de informações nas quais servem aos interesses do sistema capitalista. A verdade está na essência, sendo idêntica à realidade e acessível apenas ao pensamento e aos sentidos. Assim um elemento necessário era a visão inteligível, o ato de revelar.
Em grego, a verdade (aletheia) significa a constatação dos fatos, aquilo que os olhos enxergam, a descoberta da realidade. Vários filósofos começaram a questionar a respeito da verdade e foram estabelecendo o que era verdadeiro e o que era falso dentro da concepção do certo e do errado. Tomás de Aquino definiu a verdade como expressão da realidade, a concepção em voga entre nós no senso comum até os dias de hoje.
A informação vem de vários lugares, sites, jornais e outros diversos meios, porém nos contentamos com o que vemos e por comodismo não costumamos ir atrás de fontes concretas para saber se aquilo é mesmo verídico ou não. As redes sociais viraram um campo de batalha nos dias atuais, pois cada um dá a sua opinião, alguns concordam e outros não. No entanto, o que é verdade para mim, pode não ser para você, tudo depende do ponto de vista de cada um.
2.2.1 O papel da verdade no surto do coronavírus
O dever de falar a verdade torna-se mais que essencial nesse momento que estamos enfrentando o COVID-19. A população tem o direito de saber sobre tudo que está acontecendo nesse momento, tudo que pode ser afetado deverá ser comunicado a todos com muita transparência e confiabilidade.
O governo e a mídia, não devem apresentar notícias falsas, assim como, devem evitar as chamadas meias verdades, pois elas só irão
...