A Fundamentação Teórica UTI
Por: Tiago Souza • 14/5/2016 • Dissertação • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 688 Visualizações
1 Introdução
1.1 Fundamentação Teórica
A UTI é o local onde se concentra pacientes clínicos ou cirúrgicos da mais alta complexidade, necessitando de monitorização e suporte ventilatório e controle de suas funções vitais pelo alto grau de complexidade que o paciente pode apresentar . Estes perfil de paciente apresenta doenças ou condições clínicas predisponentes á infecções.
Os profissionais que atuam na unidade de terapia intensiva (UTI) devem ser capacitados a prestar cuidados inerentes á monitorização dos parâmetros ventilatórios e dos alarmes a mobilização,á remoção de secreções , ao aquecimento e a umidificação dos gases inalados , bem como ao controle das condições hemodinâmicas do paciente , visando minimizar os efeitos adversos.
A atenção aos pacientes sob ventilação mecânica torna-se responsabilidade dos enfermeiros e técnicos de enfermagem , pois , a evolução positiva deles depende de cuidados contínuos, capazes de promover a identificação de problemas que atinjam diretamente suas necessidades . Para uma prestação de cuidado de qualidade é necessário que a equipe da UTI tenham uma ampla compreensão dos princípios da ventilação mecânica , além de reconhecer a tolerância fisiológica específica de cada paciente .
A Unidade de Terapia Intensiva , que constitui-se de um conjunto de elementos funcionalmente agrupados , destinado ao atendimento de pacientes graves ou de risco que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamentos e recursos humanos especializados . Os serviços de tratamento intensivo dividem – se de acordo com a faixa etária dos pacientes atendidos , nas seguintes modalidades : Neonatal-destinado ao atendimento de pacientes com a idade de 0 á 28 dias . Pediátrico- destinado ao atendimento de pacientes com idade de 29 dias á 18 anos incompleto . Adulto- destinado ao atendimento de pacientes com idade acima de 14 anos – Pacientes na faixa etária de 14 á 18 anos incompletos podem ser atendidos nos serviços de tratamento intensivo adulto e pediátrico , de acordo com o manual de rotinas do serviço .Denomina-se UTI especializada aquela destinada ao atendimento de pacientes em uma especialidade médica ou selecionado por grupos de patologias, podendo compreender : cardiológica,coronariana,neurológica,respiratória,trauma,queimados,entre outras.Denomina-se Centro de Tratamento Intensivo ( CTI) o agrupamento , numa mesma área física , de duas ou mais UTI’S, incluindo-se quando existentes , as unidades de tratamento semi-intensivo.
A localização da UTI deve ter acesso direto e ser próximo de elevador , serviço de emergência, centro cirúrgico,sala de recuperação ,pós-anestesia , unidades intermediárias de terapia e serviço de laboratório e radiologia.
Os pacientes devem ficar localizados de modo que a visualização direta ou indireta ,seja possível durante todo o tempo ,permitindo a monitorização do estado dos pacientes ,sob as circunstâncias de rotina e de emergência. Todos os leitos devem possuir uma tomada de energia elétrica , e devem estar conjugadas com o gerador de emergência do hospital , todos os leitos devem contar no mínimo com uma saída de canalização á vácuo , duas de ar comprimido e 2 saídas de oxigênio .
Todas as Unidades de Terapia Intensiva deve contar com serviços de laboratório clínico disponível vinte e quatro horas por dia.. Quando o laboratório central do hospital não puder atender as necessidades da UTI ,um laboratório de apoio deve ser capaz de fornecer os testes químicos e hematológicos mínimos incluindo análises de gases do sangue arterial.
Os materiais e equipamentos obrigatórios na UTI , deve conter uma respectiva quantificação do tipo de material ou equipamento , como : Carro ressuscitados com monitor , desfibrilador sincronizado e material para entubação endotraqueal (carro parada), negatoscópio, aspirador portátil, glicosímetro ou hemoglucoteste , ventilômetro , marcapasso provisório (eletro e gerador) , geladeira para conservação de medicamentos, recipiente para aquecimento (banho maria) , máscara de venturi, maca de transporte com grades laterais e suporte para soluções parentais , bandejas equipadas para : (curativos,diálise peritoneal,drenagem toráxica,) flebotomia, urodensímetro, hemogasômetro , cilindro de oxigênio com capacidade mínima de 115 pés cúbicos (3,0-3,2 m ³) , provido de válvulas de segurança e manômetro devidamente acondicionados , Ar comprimido , eletrocardiógrafo portátil,aparelho de raio x móvel ,oftalmoscópio, respirador com blender uma unidade do material / equipamento para cada leito , monitor de beira leito com visoscópio ,adaptador para monitor (cardioscópio e oximetria de pulso) , máscara de oxigênio de diferentes tamanho , termômetro , temsiomêtro , estetoscópio , ressuscitador manual , bomba de infusão , suporte para frascos de drenagem , balança , capacete para oxigênio terapia ,kit de cepas nasal com umidificador aquecido uma unidade do material , equipamento para cada dois leitos .
Um paciente de UTI é tratado por médicos e enfermeiros especializados na área.Como controle laboratorial ,raio-x, ecografias, tomografias ,broncoscopia , entre outras diversas . São aspirados de suas secreções broncopulmonares , trocados curativos ,mudado de lado (decúbito) e higienizados , no período do dia e da noite .
Sobre a ventilação mecânica , ou suporte ventilatório , consiste um método para o tratamento e pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
O objetivo da ventilação é fazer trocas gasosas , ou seja,correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada á hipercapmia , tendo uma classificação em dois grupos : ventilação mecânica invasiva e ventilação não invasiva . Nas duas situações a ventilação artificial é conseguida com a aplicação de pressão positiva nas vias aéreas . A diferença entre elas na forma de liberação de pressão são: enquanto na ventilação invasiva utiliza-se uma prótese introduzida na via aérea ,isto é , um tubo nesotraqueal , na ventilação não invesiva utiliza-se uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial.
( j.bras.pneumol.vol.33.suppl.2saopaulo,jully2007)
Os pacientes com assistência respiratória exige cuidados de profissionais capacitados ,prestando cuidados inerentes á monitorização dos parâmetros ventilatórios e dos alarmes . A atenção aos pacientes sob ventilação mecânica torna-se responsabilidade dos enfermeiros , e técnicos de enfermagem , pois a evolução positiva deles depende do cuidado continuo e correto m capazes de promover a identificação deproblemas que atinjam diretamente suas necessidades .
( esc.annanery.vol.16n4.riodejaneiro.oct/dec.2012)
Entre os fatores de risco devido o uso de métodos invasivos de dagnóticos e tratamento os mais citados são : uso de cateteres ,uso de ventilação invasiva,uso de nutrição parental,uso indiscriminado de antibióticos , uso de histamina e betabloqueadores.(David.1998;sloojee;Steenhoff.200).Afirmam-se também que a lavagem das mãos é um dos mais importantes aspectos que elevam os índices de infecção hospitalar .O controle de Infecções de UTI é um assunto complexo e de extrema importância para o bom funcionamento da unidade , evidenciando a necessidade da proteção tanto indivudual , quanto dos pacientes , bem como a realização de técnicas e procedimentos adequados a fim de evitar qualquer prejuízo parao paciente ,um outro fator não menos importante é a limpeza do ambiente hospitalar .
As principais causas das infecções são as condições clinicas do paciente ,doença de base , números elevados de precedimentos invasivos e falhas nas medidas de controle e prevenção das infecções .
A Sepse é uma causa importante de hospitalização e a principal causa de morte em UTI , trata-se de uma síndrome de resposta inflamatória motivada por um agente agressor , associada á infecção sistêmica .Os sinais e sintomas apresentam de forma diversificada sobretudo em pacientes graves cujas doenças são complexas e com frequência já estão em uso de antimicrobiano .
As infecções tendem disseminar através de vários mecanismos . Os patégenos mais comuns encontrados e envolvidos nas infecções dos pacientes são Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa ; staphylococcus aureus ; Enterococcus spp.
Escherichia Coli: são microrganismos procariotas , unicelulares ,relativamente pequeno e simples , apresentando forma de bastonete .
Pseudomonas aeruginosa: Importante patógeno humano que esta frequentemente associado a infecções dentro da UTI , acometendo principalmente pacientes imunodeprimidos . Éum bacilo gram – negativo , aeróbio não esporulado , não fermentador de glicose e móvel devido a presença de um flagelo.
Staphylococcus aureus: é um importante patógeno devido á sua virulência , resistência aos antimicrobianos e associação a várias doenças ,incluindo enfermidades sistêmicas potencialmente fatais .São encontradas nas regiões da nasofaringe , fossas nasais,podendo causar infecções simples na pele ate uma grave , geralmente em pacientes debilitados .
Enterococcus:São bactérias comensal presentes na microbiota do homem põem podem comportar-se como agente infeccioso principalmente em pacientes cujos fatores de risco estão presentes .
Klebisiella: Suas Espécies podem causar diversos tipos de infecções principalmente hospitalares,e tem merecido destaque pelos seus variados e emergentes mecanismos de resistência , causam infecções diferentes nos órgãos e sistemas como no trato urinário e sistema nervoso central . (almeida2005).
...