A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E O CONTROLE DE INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Por: SantanaSa • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 395 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
BARBARA HELENA DE OLIVEIRA – N878HH1
BEATRIZ CASTANHO HIAS CLAUDIO – C82FIF3
BRENDA CROLAINE MODESTO – N849EA2
FERNANDA ANDRADE DE MORAES OLIVEIRA – C9493J3
GABRIELLA DA HORA ALEIXO – N883GG0
GABRIELE DA SILVA LEONARDO – D1389C5
INGRID
MARIENE CRISTINA BOTELHO – C81BBJ4
NATÁLIA CLETO DE SOUZA – C848921
SABRINA SANTANA GANDRA – D0498J2
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E O CONTROLE DE INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE
SOROCABA
2016
BARBARA HELENA DE OLIVEIRA – N878HH1
BEATRIZ CASTANHO HIAS CLAUDIO – C82FIF3
BRENDA CROLAINE MODESTO – N849EA2
FERNANDA ANDRADE DE MORAES OLIVEIRA – C9493J3
GABRIELLA DA HORA ALEIXO – N883GG0
GABRIELE DA SILVA LEONARDO – D1389C5
INGRID
MARIENE CRISTINA BOTELHO – C81BBJ4
NATÁLIA CLETO DE SOUZA – C848921
SABRINA SANTANA GANDRA – D0498J2
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E O CONTROLE DE INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE
[pic 1]
SOROCABA
2016
RESUMO
Palavras chaves: lavagem das mãos, infecção, saúde.
- INTRODUÇÃO
Os seres humanos possuem em seu organismo bactérias que fazem parte da sua microbiota natural, especialmente na pele e no tubo digestivo, que nos ajudam a manter a saúde através de funções metabólicas importantes. Esses germes são ditos comensais e fazem parte da chamada flora residente. Por outro lado, também podemos adquirir micro-organismos capazes de causar doenças. Esses agentes são transmitidos facilmente através do contato com pessoas, especialmente através das mãos, e podem provocar infecções hospitalares, gripe, diarreia etc.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
A lavagem das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento.
A higienização das mãos é geralmente realizada pela lavagem com água e sabão ou pela fricção com álcool a 70%. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos. A lavação com água e sabão é o processo que tem por finalidade primordial remover sujeira e a flora transitória (aquela adquirida no contato com pessoas, objetos e superfícies), sendo preferida caso as mãos estejam com sujeira visível (poeira, talco, terra, etc). No caso da eliminação exclusiva de bactérias, as soluções alcoólicas são mais potentes, mas só podem ser utilizadas caso as mãos estejam limpas, sem qualquer sujidade visível.
Por conseguinte esse trabalho tem como objetivo abordar a higienização das mãos, as doenças que podem ser prevenidas, com o intuito de inteirar o público-alvo sobre sua importância na sociedade e na vida pessoal, mostrando a forma correta e a frequência que devemos higienizar as mãos.
- JUSTIFICATIVA
Como tema para o trabalho semestral, nós estudantes de enfermagem da Universidade paulista (UNIP), escolhemos o de higienização das mãos, pois apesar da sua importância que será relatada no trabalho a seguir, nota-se que muitas pessoas não possuem o habitado de higienizar as mãos.
Observa-se que a sociedade não tem conhecimento sobre o que a higienização pode evitar, e porque ela é tão importante, através de pesquisas notamos que muitas pessoas só lavam as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro, como se somente nesses momentos fossem necessários a higienização, e ainda pessoas que utilizam banheiro publico só lavam as mãos se estiver mais alguém presente no local, caso contrário saem sem a lavagem das mãos. A população tem o dia a dia tão corrido que não perdem alguns segundos de cuidado com a higiene, que pode ser crucial para uma vida saudável.
A finalidade desse trabalho é mostrar para as pessoas como se lava a mão adequadamente e em que momento deve ser feita essa higienização, tem como intuito mostrar que a higienização das mãos é de extrema importância podendo prevenir muita doenças, tanto para outras pessoas como para nós mesmo.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas na disciplina de Prevenção e controle de infecções em Instituição de Saúde, integrando os conteúdos discutidos de uma forma ampliada articulando o raciocínio teórico para a aplicação prática.
- Objetivo específico
- Orientar e conscientizar os alunos sobre a importância da lavagem e a higienização das mãos, como meio de prevenção de contaminações.
- Proporcionar uma visão interdisciplinar e multidisciplinar da realidade vivenciada no dia-a-dia sobre as doenças e infecções causadas.
- Ensinar aos alunos o modo mais eficaz de lavar as mãos, eliminando o maior número de microrganismos.
- REFERÊNCIAL TEÓRICO
- METODOLOGIA
4.1. Localização da escola
A escola destinada à realização do projeto educativo de APS, na disciplina de Prevenção e Controle de Infecções de Saúde, foi a E.E. Dr. Gualberto Moreira, localizada na cidade de Sorocaba – SP, na Rua Bonifácio de Oliveira Cassú – Éden, nº 750.
As salas, onde ocorreram as práticas educativas, foram divididas em dois períodos: manhã 9º ano A e B; e período da tarde 6º ano C, 7º ano A e 8º ano C do ensino fundamental.
4.2. Tipos de pesquisa
Este trabalho pode ser classificado quanto à sua natureza como uma pesquisa aplicada. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisas bibliográficas, sendo artigos científicos especializados no assunto abordado pelo grupo.
...