A HISTÓRIA DO SUS
Por: aline.arierref24 • 13/5/2021 • Dissertação • 514 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
Aline Ferreira Diniz
História da saúde pública no Brasil
O filme conta toda a trajetória da saúde no Brasil, de forma simples, e simulando constantemente uma reportagem comentada de acordo com os meios de comunicação da época: jornais, rádio, reuniões públicas, televisão e internet. Ao mesmo tempo as informações são expostas e nos é apresentado as reações do povo que ali estava vivendo, suas indagações, indignações, lutas, e como enxergavam os feitos, concordando ou discordando. Pudemos observar isso nos casos em que a proposta de vacina obrigatória foi fortemente rejeitada e o povo demonstrou revolta. Novamente quando não compreendiam nem se contentaram a maneira que o governo determinou os 30 anos de contribuição.
O programa Noite de gala apresentava as mais diversas entrevistas, antes no rádio, posteriormente na televisão, trazendo ao público informações sobre os temas mais falados. a todo momento a população se mostrou assídua e participativa por meio de protestos, debates públicos e pelos meios de comunicação, até mesmo nos momentos em que o poder militar se instalou, as pessoas mantiveram, ainda que silenciadas, movimentações sociais e políticas.
O ministério da saúde foi criado no governo de Getúlio Vargas, pois o desenvolvimento e condições de saúde do país exigiram uma estrutura própria, o que fortaleceu as ações em saúde pública, medicina preventiva e médicos especialistas (o que só era valido para os trabalhadores), a proposta de redes municipalistas já era pensada, mas considerada como ainda muito distante.
A ditadura se instalou, o povo lamentava a censura, força policial e ajustes salariais, logo mais greves foram iniciadas, estavam a beira da miséria; com o êxodo rural, mais pessoas na cidade, mais doenças e menos saúde. O governo priorizava (e prioriza até hoje) programas passiveis de controle privado, deixando a saúde publica mais fragilizada e limitada ainda.
Logo, todo o país tem o fundo de previdência unificado, INPS, e o povo indigna-se pois o dinheiro agora acumulado, não é mantido para as necessidades de saúde, mas é direcionado para obras civis, faraônicas e sofria fraudes, mas não havia quem fosse contrário, pois seria torturado ou taxado de mentiroso ou comunista.
Em 1978 O movimento popular de saúde agregava profissionais de saúde, estudantes e professores para lutar a favor do direito a saúde, que agora precisava ser conquistado. Logo, há a 8º conferência nacional da saúde, ali foi idealizado e garantido o SUS na constituição, que trouxe como princípios a universalidade, integralidade e equidade no atendimento, sendo um direito do cidadão e dever do estado, garantidos pela leia 8080 e 8142.
A participação social, assim como foi em toda essa trajetória, é fundamental para manter o SUS. Esse sistema trouxe um impacto enorme na sociedade, pois é a maior e mais importante política social em vigência no Brasil, sendo uma proposta pública, popular e democrática que busca a justiça social. Mesmo com limitações de verba, atende cerca de 1 milhão de pessoas por dia. Pode não ser, na prática, o melhor do mundo, mas com o tempo e muita luta popular, junto da nossa busca como profissionais da saúde, pode e ainda vai ser tão impressionante como é no papel.
...