A História da Vida
Por: marialaice • 8/10/2018 • Artigo • 3.234 Palavras (13 Páginas) • 244 Visualizações
- História e vida
Aos 16 anos Arthur Bispo do Rosário paes , em 23 de fevereiro , alistou –se na Escola de aprendizes de marinheiros de Sergipe , onde no ano seguinte em 1926,aos 17 anos , em 21 de janeiro , alistou-se como Central do corpo de Marinheiros Nacionais , no Rio de janeiro ,alistou-se como marinheiro e , dois anos depois conjuga sua carreira na Marinha com o esporte boxe .
Aos 24 anos em 8 de junho de 1933 é desligado da Marinha por indisciplina , e em 29 de dezembro do mesmo ano emprega-se como lavador de bondes na companhia Light.
Em janeiro de 1936 , Bispo sofre um acidente e tem seu pé esmagado no qual obteve sequelas que o impossibilitou de prosseguir em sua carreira no boxe . Um ano após o acidente o Bispo é demitido da Light por descumprimento de ordem e ameaça ao chefe , indo a partir dai , depois de entrar com uma ação contra a empresa , morar na casa do advogado contratando para tal , José Maria Leon , numa dependência no quintal da residência onde passou a trabalhar como empregado doméstico.
No dia 22 de dezembro de 1938 ,aos 29 anos ,Arthur Bispo do Rosário paes tem seu primeiro surto ,saindo da casa onde o mesmo morava e 2 dias após , em uma espécie de peregrinação ,s e apresenta a igreja da candelária , sendo diagnosticado como louco e enviado para o Hospital Nacional dos Alienados , na praia vermelha .Descrevendo , em 25 de dezembro de 1938 ,seus delírios místicos ao médico Durval Nicolaes , e diagnosticado como portador de esquizofrenia paranóide , no delírio ele relata ‘’ contou-nos o paciente seus sonhos fantásticos ; tem como feito viagens através dos continentes em missão religiosa onde ele aparece com um frade ‘’.
Em 25 de janeiro Arthur Bispo é transferido para a colônia juliano Moreira , cuja triagem o aloja no pavilhão 10 do Núcleo Ulisses Viana , reservado para os pacientes mais agitados e agressivos . Em 23 23 de março de 1944 , Bispo é novamente transferido , agora para o centro psiquiátrico Nacional , construindo para receber os internos do Hospício Nacional dos Alienados , que fecharia suas portas em setembro do mesmo ano , onde passou 5 meses e foi novamente transferido , retornando para a colônia Juliano Moreira e , no dia seguinte , 24 de agosto de 1944 , retorna para o centro Psiquiátrico Nacional.
Em 1947 , uma exposição de pintura na associação dos artistas Brasileiros é organizada pelo centro Psiquiátrico Nacional , que no encerramento da exposição , Mario pedrosa , crítico em artes , pronuncia a conferência ‘’Arte , necessidade Vital’’. Em 1948, é montada no Museu de arte de são Paulo a I exposição de arte do Hospital do juqueri . Em 1950, acontece I Congresso Mundial de psiquiátria em Paris , nesta, obras produzidas por pacientes da colônia Juliano Moreira são expostas no congresso junto a de outras instituições psiquiátricas nacionais e internacionais . Marca-se a partir dai o inicio da atividades museológicas na colônia juliano Moreira e posterior fundação do Museu Egas Moniz .
Apesar das passagens do Bispo do Rosário pelo centro psiquiátrico Nacional entre os anos 1944 e 1948, não há registros de que ele tenha frequentado a seção de terapêutica Ocupacional , criada por Nise da Silveira .
Aos 45 anos , Arthur Bispo do Rosário foge da colônia juliano Moreira ,em 23v de março de 1954 . Que , até o ano de 1963 ,exerce diferentes atividades profissionais ; prestou serviços para Humberto Leone em seu escritório , trabalhou como segurança para o próprio Leone e também para o senador Gilberto Marinho, foi porteiro de hotel suíço , trabalhou por cerca de 2 anos em atividade mineradora da região centro-oeste .No início dos anos 60 , bispo emprega-se numa clínica pediátrica, AMIU, onde lá nos portões da mesma , Bispo se dedica intensamente à produção de seus objetos .
Em seus 55 anos de idade , Bispo do rosário , em 1964 do dia 08 de fevereiro , retorna em definitivo à colônia juliano Moreira e leva consigo toda produção feita durante seu tempo passo na clínica AMIU. Pesquisas realizadas em 1967 pelo crítico das artes Frederico Morais concluiu que ,Bispo , agora na colônia , inicia sua extensa produção de objetos . Ainda nesse exato mesmo ano, após ter sido preso em missão: ‘’representar os materiais existentes na terra para o uso do homem ‘’, fato que culminou no aumento de sua produção , expandindo seu espaço para dez solitárias do pavilhão , mantendo com ele a chave do local , permitindo somente a entrada a aquelas que respondessem a seguinte pergunta: ‘’qual a cor da minha aura ’’.
Em 1980 o jornalista Samuel Wainer Filho realiza uma matéria sobre a colônia juliano Moreira para programa fantástico , da tv globo , mediante denúncia do estado de imensa precariedade em que se encontra a assistência psiquiátrica no Brasil , no qual Bispo do Rosário e seus trabalhadores aparecem na rede nacional de televisão . A Partir daí , em 1981 , Bispo do Rosário recebe visitas periódica da estagiaria de psicologia Rosangela Maria Grilo Magalhães ,que começa a registrar em vários de seus trabalhos o nome dela ,Rosangela .
Em 1982 o fotógrafo e psicanalista Hugo Denizart exibe bispo do rosário num curta-metragem ‘’prisioneiro da passagem ‘’.Este mesmo ano marca o ponto histórico onde pela primeira vez seus objetos são vistos fora da colônia inserido numa mostra coletiva ‘’A margem da vida ‘’, no MAM do rio , organizada por Frederico morais com ajuda de Denizart e da artista plástica Maria Amélia Lopes Mattei. É fundado , na colônia , o museu Nise da Silveira , seu acervo é compostos pelas obras que antes ajudaram a formar o Museu Egas Moniz .
Em 31 de julho de 1985 , Bispo do Rosário é publicado pelo fotógrafo Walter Firmo e pelo jornalista José Castello , na reportagem ‘’Quando explode a vida ‘’, na revista isto é. No memso ano Fernando Gabeira realiza o vídeo ‘’O Bispo ‘’ para a rede de televisão Bandeirantes.
Em 1988 aos 79 anos ,Bispo do Rosário é entrevistado pela assistente social Conceição Robaina , na qual ele relata detalhes de sua missão e sua vida na colônia .
Em 5 de julho de 1989 , morre Arthur Bispo do Rosário Paes de infarto do miocárdio, arteriosclerose e broncopneumonia , na colônia juliano Moreira . em sua certidão de óbito lê-se :’’Deixa bens ignorado ‘’.
É montada , no parque Lage , a primeira exposição ‘’registros de minha passagem pela terra’’. No ano seguinte , 1990, é novamente realizada a exposição ‘’ Registros de minha passagem pela terra’’ agora no museu de arte conteporânea da USP, em são Paulo ;no museu de arte do rio grande do sul , em Porto Alegre ; no Museu de arte de Belo Horizonte e no centro de criatividade de Curitiba , assim por consecutivos anos continuou sendo exposto por exposições e filmes , tal como o longa metragem ‘’O Bispo do Rosário’’, de Miguel Przewodowski e Helena Martinho da Rocha ,exibido na rede Manchete.
...