A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: opastana • 16/12/2017 • Trabalho acadêmico • 17.528 Palavras (71 Páginas) • 492 Visualizações
FATECE-FACULDADE DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
MARIA JOSÉ SALES DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pirassununga
2015
MARIA JOSÉ SALES DA SILVA
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia apresentada para a conclusão do curso de Pós-graduacão em Psicomotricidade para a obtenção do Certificado de Especialista.
PIRASSUNUNGA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2. CAPÍTULO 1: A criança e a Educação Infantil......................................................09
1.1: Objetivos gerais da Educação Infantil..............................................................15
1.2: Fases do desenvolvimento da criança segundo Wallon..................................17
1.3: Fases do desenvolvimento infantil segundo Lê Boulch...................................23
3. CAPÍTULO 2: Breve histórico da psicomotricidade e seus conceitos....................28
2.1: Esquema e Imagem Corporal..........................................................................32
2.2: Etapas do Esquema Corporal..........................................................................35
2.3: Lateralidade......................................................................................................37
2.4: Orientação Espacial e Organização Temporal.................................................39
4. CAPÍTULO 3: A Psicomotricidade na Educação Infantil........................................43
3.1: O Lúdico como facilitador no desenvolvimento psicomotor............................49
3.2: O papel do professor no desenvolvimento psicomotor da criança..................54
3.3: Atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.............................60
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................64
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................67
Resumo
O estudo apresentado a seguir trata-se de uma pesquisa bibliográfica e teve como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na Educação Infantil.
As teorias pesquisadas são referências que permitem um estudo sobre o desenvolvimento das várias etapas do crescimento do indivíduo em seus níveis: psicofísicos, psicológicos e psico-sociais. Neste sentido, os registros estudados foram focados no conjunto de habilidades que engloba a psicomotricidade: o domínio do esquema corporal, a coordenação visomotora, a relação espaço-tempo e outras.
Certamente, foi constatado através desta pesquisa, que um trabalho psicomotor na Educação Infantil , estimula e auxilia a criança na socialização, na expressão das emoções e se torna um rico instrumento de trabalho do professor que pretende desenvolver todas as competências necessárias em seus alunos.
Palavras chave: psicomotricidade, criança, desenvolvimento motor.
1. INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é destacar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
Sabe-se que é de suma importância um bom desenvolvimento psicomotor para que a criança tenha um bom desempenho escolar e um aprimoramento na sua auto-estima.
Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças,jogos....) são atividades que favorecem a integração e a socialização das crianças, portanto , propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor.
A presença destas atividades pode transformar e modificar todos os espaços escolares, desenvolvendo nas crianças habilidades cognitivas, motoras e outras que são necessárias para o desenvolvimento da criança nesta fase.
Crianças bem estimuladas terão sempre um melhor desempenho. Uma criança que conhece bem o seu corpo, suas limitações, que utiliza os movimentos corretos, melhora o comportamento e pode até melhorar os problemas de aprendizagem , pois o que as crianças precisam é saber controlar e dominar o seu corpo, por isso, importância de envolver brincadeiras psicomotoras no âmbito escolar, pois as crianças devem tomar conhecimentos destes conceitos e nada melhor que aprender brincando.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de atividades lúdicas, estas se conscientizem sobre seu corpo.
De acordo com LE BOULCH (1997) , “a educação psicomotora é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do “corpo operatório”, a partir da qual poderá exercer sua disponibilidade. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio, que correspondem aos estágios da evolução psicomotora”.
A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação do esquema corporal, o que facilita a orientação espacial.
As atividades lúdicas estimulam o desenvolvimento da motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Desta forma, o papel do professor é fundamental na evolução do desenvolvimento da criança. Através de brincadeiras, dramatizações, atividades livres, enfim importantes práticas pedagógicas é que a criança melhora a consciência de seu corpo, mantendo o equilíbrio e controle de diversas coordenações e ordenação do esquema corporal.
...