A Importância Do Conhecimento Do Profissional Técnico
Por: Aline Castro • 29/5/2024 • Trabalho acadêmico • 5.445 Palavras (22 Páginas) • 71 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO DE ENFERMAGEM – SIENF
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
EDIMARA ALVES PEREIRA DOS SANTOS
POLIANE DA SILVA MATOS CORDEIRO
ORIENTADOR(A): Prof. LEVY BRAGA
BELÉM-PA
2024
EDIMARA ALVES PEREIRA DOS SANTOS
POLIANE DA SILVA MATOS CORDEIRO
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
Relatório apresentado como pré-requisito de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem.
Orientador (a): Prof. Levy Braga
BELÉM-PA
2024
AGRADECIMENTOS
Agradeçemos pela oportunidade de dispor de um ensino de qualidade, pela iniciativa de todos os profissionais responsáveis.
Todas as mudanças nas quais precisamos nos adequarmos, foram necessárias e importantes para o nosso crescimento profissional e intelectual, e é por essas pessoas que podemos estar hoje com uma perspectiva melhor de vida.
A todas pessoas que nos incentivaram a chegar onde estamos, nossos singelos agradecimentos.
RESUMO
A pele é caracterizada por ser o maior órgão do corpo humano, estando exposta a diversos tipos de agressão por meios intrínsecos e extrínsecos, que poderão ocasionar o desenvolvimento de mudanças em sua estrutura. O tratamento de feridas é um processo metódico e dinâmico, ao qual a evolução será determinada por meio da implementação de cuidados de qualidade devendo ser levado em consideração as especificações de cada tipo de feridas. Esta pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica. Uma ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme, derme, tecido subcutâneo e fáscia muscular, expondo as estruturas profundas do corpo. Foi no cotidiano da enfermagem que a mesma começou a desenvolver uma maior responsabilidade pelo tratamento e prevenção de lesões, período em que o profissional de enfermagem tinha que avaliar a lesão e fornecer o tratamento mais adequado, além de orientar e supervisionar a equipe de enfermagem na realização do curativo. O técnico em enfermagem perante aos cuidados de feridas intercala conhecimentos específicos e científicos que são indispensáveis diante de diversas patologias, contendo os cuidados da ferida em si, e também abrangendo o paciente de forma holística, com o propósito de intensificar o processo de cura. Preservar tal autonomia do enfermeiro nos procedimentos, que incluem seus pacientes que possuem feridas, se tornou algo essencial na saúde.
Palavras-chave: Ferimentos e Lesões. Assistência de enfermagem. Técnico em enfermagem.
“A enfermagem é uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.” (Florence Nightingale)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 7
- REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................... 8
- ANATOMIA DA PELE.......................................................................................... 8
- TIPOS DE FERIDAS........................................................................................... 9
- SISTEMA RYB...................................................................................................12
- SISTEMA TIME..................................................................................................14
- O QUE SE DEVE AVALIAR EM UMA FERIDA.................................................. 16
- PRODUTOS MAIS INDICADOS.......................................................................... 18
- TRATAMENTO DE FERIDAS............................................................................. 19
- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM LESÃO................... 20
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 22
REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 23
INTRODUÇÃO
A pele é caracterizada por ser o maior órgão do corpo humano, estando exposta a diversos tipos de agressão por meios intrínsecos e extrínsecos, que poderão ocasionar o desenvolvimento de mudanças em sua estrutura. Perante a isso, essas modificações proporcionam agravos nas funções desse órgão, denominadas feridas, as quais são definidas como qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele, sendo capaz de acometer a epiderme, a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, e em determinados casos podem até expor estruturas mais profundas, além de serem classificadas quanto à etiologia, complexidade e duração da evolução (COLARES et al., 2019).
O tratamento de feridas é um processo metódico e dinâmico, ao qual a evolução será determinada por meio da implementação de cuidados de qualidade devendo ser levado em consideração as especificações de cada tipo de ferida, o momento do processo cicatricial e a resposta imunológica a tal cuidado (SOARES; HEIDEMANN, 2018).
Verifica-se que o enfermeiro é o profissional responsável pela efetuação das etapas do cuidado em feridas, desde o acolhimento do paciente, avaliação da ferida, escolha do tratamento a ser executado e o acompanhamento até a regressão da ferida. A assistência aos pacientes portadores de lesões é apontada atualmente como um desafio multiprofissional na área da saúde, entretanto, a enfermagem é quem atua de maneira íntegra, integrando o paciente como um ser biopsicossocial, superando a simples técnica de realizar curativos (SOARES; HEIDEMANN, 2018).
...