A Liderança em Enfermagem
Por: luma1214 • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)
FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE)
DISCIPLINA: SAÚDE E SOCIEDADE 1
PROF(A). MARIANNA ASSUNÇÃO FIGUEIREDO HOLANDA
Estudante: Luciana Martins Gonzaga
Turma: E
Curso: Enfermagem
Nº de matrícula:190133945
Nome do exercício: Resumo: Cultura: Um conceito antropológico- primeira parte: Da natureza da Cultura ou Da natureza à cultura
A definição de cultura é até os tempos atuais uma incógnita, ainda não conseguiram chegar em uma unanimidade. Alguns historiadores e pesquisadores tentaram definir a cultura por aspectos biológicos e geográficos mas nenhum dos dois aspectos foram capaz de definir uma formação unanime. Pessoas de realidades diferentes vivendo em lugares diferentes podem ter atitudes parecidas.
A genética de um indivíduo não possui interferência na sua construção cultural do mesmo. O homem e a mulher, o chinês e o Brasileiro, podem desenvolver as mesma atividades dependendo em qual contexto cultural ele está inserido. As atividades exercidas de cada indivíduo nasce da endoculturação que o mesmo está inserido.
O ambiente em que o indivíduo está inserido como clima, fauna e flora foi outra forma que tentaram determina uma cultura é feita mas, outra vez não conseguiram. Povos com ambientes parecidos, tais como, os esquimós e os Lapões vivem de maneiras diferentes, até mesmo ao contrário, mesmo vivendo em ambientes geograficamente falando parecidos.
O conceito de cultura foi sendo construído ao longo dos anos e ainda está sendo construído. O ser humano constrói sua cultura através do aprendizado, que é passado pelo seu grupo que o mesmo está inserido por gerações. Uma das definições de cultura é o complexo que inclui aspectos religiosos e materiais, tudo aquilo que o ser humano constrói e passa para as próximas gerações.
O conceito de cultura foi mudando ao longo dos anos, como foi dito anteriormente. Iniciou-se o conceito de cultura sendo diretamente associado a natureza, dizendo que construir cultura é um instinto natural do ser humano e a diversidade de cultura é pelo fato do evolucionismo. As culturas mais próximas do Europeu é mais evoluída. Porém, esse conceito etnocêntrico de cultura não foi muito bem aceita até que surgiu um novo conceito de cultura, este novo conceito separa o homem da natureza. A cultura não é mais algo natural mas, algo construtivo e acumulativo e que o ser humano pode se adaptar a qualquer cultura que ele for inserido.
As origens da cultura possui muitas teorias, como religiosas que diz que o homem adquiriu cultura quando recebeu alma. Os antropólogos analisam dois fatos na evolução do homem que favoreceu o surgimento da cultura: 1) ser bípede, 2) aumento do volume do cérebro que resultou o ser humano começa a dar símbolos para as coisas. As novas teorias sobre cultura divide ela em várias formas de pensar, tais como, simbólica. Sistemas estruturais e sistemas adaptativos.
...