A Menopausa
Por: mariahluisah • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 441 Visualizações
Menopausa
Diagnóstico:
Para se ter um diagnóstico preciso sobre a menopausa é preciso ir regularmente ao médico para que o mesmo possa afirmar se é ou não menopausa, pode ser que ela aconteça aos poucos ou que pare de uma vez a menstruação dando assim início a menopausa.
Quando a mulher faz uso de pílula anticoncepcional, fica mais difícil de se ter um diagnóstico preciso, por que a pílula cria um ciclo artificial onde pode mascarar a menopausa, existem ainda casos em que o médico retira o uso da pílula anticoncepcional e utilizam o DIU (dispositivo intrauterino) ou outro método definitivo como a ligadura de trompas. No caso do uso do DIU se o médico quiser saber se a mulher realmente está na menopausa ele começa a administrar dosagens de hormônios como o FSH e LH próximo dos 50 anos de idade.
Exames:
Quando as mulheres entram na menopausa a tendência de ir ao médico diminui, porém é importante que ela ainda faça uma visita pelo menos uma vez ao ano em um ginecologista para uma avaliação.
Durante essa avaliação o médico faz um relatório com a mulher sobre seu estado hormonal, e pode também solicitar exames complementares.
Se a paciente estiver com anemia, o médico pode pedir exame de hemograma. Porém existem outros tipos de exames que são comuns nesse estágio, são eles: mamografia, ultrassonografia e o Papanicolau, em caso de detecção precoce de doenças, podem ser solicitados outros exames, como é o caso de: ultrassom transvaginal e exames de sangue.
Tratamento:
Um dos tratamentos que se utiliza na menopausa é a terapia de reposição hormonal, para diminuir os sintomas da menopausa.
O tratamento pode ser através de medicação oral, adesivos ou géis para reposição de estrogênio. Os medicamentos normalmente são em comprimidos de uso diários para proteção do útero.
Outro método é a pílula anticoncepcional, que deve ser tomado por três semanas e parado por sete dias.
No tratamento hormonal são utilizados medicamentos com progesterona e hormônio esteroide apenas com estrogênio, existem casos de se utilizar o hormônio masculino (testosterona). No tratamento hormonal só são notados os resultados após um mês.
Outros métodos de tratamentos são os não hormonais que auxiliam no alivio dos sintomas, quando não se faz uso de hormônios.
Esses tratamentos geralmente são inibidores de recepção de serotonina, clonidina e da cinarizina.
Ainda existem os tratamentos sem medicamentos como: Acupuntura, relaxamento, entre outros.
Quando se fala do tratamento da menopausa, se entende que é muito variável de mulher para mulher, fazendo uma boa avaliação física, verificar pressão arterial, e assim se escolher qual é o melhor método para aquela paciente.
Curiosidades:
Mitos x Verdades
- A reposição hormonal é obrigatória para todas as mulheres?
R: Mito
- A terapia de reposição hormonal estimula o bem-estar deixando a pele e cabelos mais bonitos?
R: Verdade
- A reposição hormonal melhora a elasticidade da pele e mucosas além dos cabelos ficarem mais bonitos e volumosos.
- O tratamento de reposição hormonal facilita o ganho de peso?
R: Mito
- O tratamento reverte sintomas do climatério, como falta de libido e secura vaginal?
R: Verdade
- A terapia hormonal é o mais eficaz dos tratamentos, melhora a pele, ossos, coração e diminui a secura vaginal.
- Podem ocorrer sangramentos durante o tratamento?
R: Verdade
- Pode acontecer um efeito colateral do medicamento por que não se acertou corretamente sua dosagem
- A mulher que tomou pílula anticoncepcional durante muito tempo pode demorar a entrar na menopausa?
R: Mito
...