ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A MULHER NA TERCEIRA IDADE CLIMATERIA E MENOPAUSA E ASSISTENCIA AO RECEM NASCIDO DE RISCO.
Trabalho Escolar: ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A MULHER NA TERCEIRA IDADE CLIMATERIA E MENOPAUSA E ASSISTENCIA AO RECEM NASCIDO DE RISCO.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JGAVLF • 11/10/2014 • 2.143 Palavras (9 Páginas) • 834 Visualizações
ANGELA MARIA GOMES SOARES
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Professora: ROSEMARE MACIEL
Cuiabá – MT
2014
ANGELA MARIA GOMES SOARES
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Cuiabá – MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
2. TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO.....................................................5
3. TEORIAS CIENTÍFICAS.................................................................................5
4. TEORIAS CLÁSSICAS...................................................................................7
5. TEORIA CONTIGENCIAL...............................................................................8
6. TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS.............................................................9
7. TEORIA DE SISTEMAS.................................................................................9
8. BIBLIOGRAFIA............................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
A sociedade atual está a registar alterações profundas na sua estrutura social e organizacional.
O desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, a alteração da organização e dos métodos de trabalho, a personalização das relações laborais, a individualização das dinâmicas sociais, o crescimento exponencial do conhecimento disponível, o acesso facilitado e a custo reduzido à informação, o surgimento de profissões inexistentes até há muito pouco tempo, são os fatores que têm provocado a alteração de paradigmas na sociedade moderna.
No alvor dum novo paradigma social, económico e político, todos os agrupamentos humanos sofrem mutações, mais ou menos significativas, na sua estruturação social, relacional, profissional e organizacional.
Neste contexto, novas abordagens e fórmulas de representar e estudar as unidades eco-nómicas surgem para ajudar a compreender as novas realidades organizacionais.
Estas abordagens visam conceber, adaptar e modernizar os instrumentos de gestão ao dispor da organização. Por outro lado, elas procuram também incorporar e avalizar os impactos das tecnologias de informação, de comunicação e de produção na organização, na gestão e nos seus processos de negócio.
No campo de estudo da Organização e da Gestão, os desafios lançados inserem-se na procura de novas abordagens, ou na reformulação das abordagens existentes, no campo da teoria das organizações. Nesta área científica inclui-se o estudo do contexto, dos modelos funcionais das unidades económicas e das teorias de gestão que permitem pilotar esses modelos.
O estudo das organizações e da sua gestão parte assim da compreensão do contexto de inserção das unidades económicas, da concepção do(s) processo(s) de negócio, das atividades desenvolvidas e das opções estratégicas.
Procurar compreender o contexto externo e interno, é o primeiro passo para compreender as dinâmicas de evolução, bem como o complexo sistema de relações estabelecidas intra e interorganizações.
O estudo organizacional e a teoria das organizações, ou seja, o estudo que visa compreender uma dada realidade organizacional, tem procurado encontrar referenciais de modelização e/ou de representação do seu objeto de análise.
2. TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Embora noções de sistemas existam há muito tempo, uma grande diferença entre a era moderna e as anteriores é a maneira de pensar ou a filosofia da abordagem de sistemas. A Teoria Geral de Sistemas (TGS) é um campo lógico-matemático cuja tarefa é a formulação e a derivação daqueles princípios que são aplicáveis no sistema em geral.
Esses complexos sistemas são estudados de forma geral pela Teoria das Organizações, enquanto que a Teoria Geral da Administração (TGA) definiu como seu objetivo de estudo a administração dessas organizações, quer sejam empresas (foram criadas como o objetivo de gerar lucro) ou não (governo, exército). Daí a amplitude do campo de estudo da TGA e sua consequente complexidade. É muito comum vermos um administrador conseguir sucesso em uma organização e fracassar completamente em outra, mesmo com excelentes habilidades e conhecimentos. Isto acontece devido a relatividade da ciência administrativa, ou seja, o que funciona em determinada conjuntura organizacional, pode não ser o mais indicado para outra realidade.
Em termos amplos, existem três sistemas principais da TGS. O primeiro é a ciência de sistema – a exploração cientifica de todos e da tonalidade. O segundo é a tecnologia de sistemas – técnicas, modelos e abordagens matemáticas de engenharia de sistemas. Em terceiro lugar, vem o aspecto filosofia de sistemas – a reorientação do pensamento e da visão do mundo considerando a introdução do sistema como um novo paradigma científico ou modelo ideal, em contraste com a visão da ciência clássica, que é analítica, mecanística e linear-casual.
3. TEORIAS CIENTÍFICAS
As principais características da administração científica iniciada por Frederick Winslow Taylor no período de 1856 a 1915 estavam baseadas principalmente no aumento da produtividade. Para isso, segundo Matos; Pires (2006) os métodos e sistemas propostos eram de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário, sendo este colocado sob o comando de uma gerência, também a seleção rigorosa dos trabalhadores mais aptos para realização de uma determinada tarefa,
...