A Obesidade Infantil
Por: Pamela1712 • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
OBESIDADE INFANTIL
- INTRODUÇÃO
- MULTIFATORES:
-BIOLOGICOS
-AMBIENTAIS
-HEREDITARIOS
- OBESIDADE NO BRASIL
-INDICES
- CONSEQUENCIAS DE OBESIDADE
-PSICOLOGICAS
-DIABETES
-COLESTEROL
-HIPERTENSÃO
- FASE ADULTA E O AVC
- PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE
- CONCLUSÃO
- BIBLIOGRAFIA
POR QUE O TEMA ESCOLHIDO?
A OBESIDADE INFANTIL SEGUNDO LEVANTAMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS,A MEDIA ENTRE CRIANÇAS DE ATÉ CINCO ANOS EM 1990 ERA DE 4,5% EM TODO O MUNDO. PARA 2015 A PROJEÇÃO E QUASE O DOBRO, É ESPERADO 7,4 DAS CRIANÇAS DE ATÉ CINCO ANOS SEJAM OBESAS.DADOS QUE LEVAM A ONU A TRATAR O EXCESSO DE PESO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.
O QUE INFLUENCIA NA SAUDE PUBLICA?
OBESIDADE INFANTIL É PREOCUPANTE PORQUE ACARRETA ENORME PROBLEMA A SAÚDE PUBLICA. ESTUDOS MOSTRAM QUE 80% DOS ADOLESCENTES OBESOS CONTINUARÃO COM EXCESSO DE PESO QUANDO ADULTOS. ALÉM DISSO, A ASSOCIAÇÃO DA OBESIDADE COM ALTERAÇÕES METABÓLICAS, COMO DISLIPIDEMIA (AUMENTO DOS NIVEIS DE COLESTEROL) PRESSÃO ALTA E INTOLERÂNCIA A GLICOSE, E FATOR DE RISCO PARA DIABETES TIPO 2 E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
QUAIS DOENÇAS ACARRETAM NA FASE ADULTA?
NA FASE ADULTA HÁ MUITAS COMPLICAÇÕES DECORRENTES A OBESIDADE INFANTIL. COMO PROBLEMAS ARTICULARES, RESPIRÁTORIOS, CARDIOVASCULARES E MESMO PSICOSSOCIAS.
OBESIDADE COMO FATOR DE RISCO PARA O AVC?
MAUS HABITOS ALIMENTARES, SEDENTARIASMO E OBESIDADE SÃO FATORES QUE INFLUENCIAM MUITO O DESENVOLVIMENTO DA HIPERTENSÃO. O HIPERTENSO TEM CHANCES DE QUATRO A SEIS VEZES MAIORES A SOFRER UM AVC. AO LONGO DO TEMPO A HIPERTENSÃO LEVA A ATEROSCLEROSE E AO ENRIJECIMENTO DAS ARTERIAS, COM ISSO PODE LEVAR BLOQUEIOS OU OBSTRUÇÕES DOS VASOS SANGUINEOS E TAMBÉM ENFRAQUECIMENTO DAS PAREDES DAS ARTERIAS, QUE PODE RESULTAR EM SUA RUPTURA. NO CASO TAMBÉM DA DIABETES OUTRO MAL QUE ACOMPANHA A OBESIDADE, O RISCO DE APRESENTAREM UM AVC E CERCA DE DUAS VEZES E MEIA MAIOR EM DIABETICOS.
...