A Percepção Social Sobre o SUS no Brasil
Por: Dejanira85 • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
A percepção social sobre o SUS no Brasil.
O presente trabalho consiste em um ensaio acadêmico para avaliar a percepção da população sobre o SUS e seus serviços prestados, onde serão abordados e explicados os seguintes temas: objetivos do SUS; princípios organizativos e doutrinários; regulamentação do SUS e o modelo assistencial do SUS.
O SUS tem como objetivos:
- identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
- a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e outros agravos;
- a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Seus princípios organizativos e doutrinários são:
- Universalidade, onde a saúde é um direito de todos;
- Integralidade, a atenção a saúde atende os meios curativos e preventivos;
- Equidade, todos devem ter igualdade ao usarem o SUS;
- Descentralização, onde o SUS possui três níveis de administração, nacional, estadual e municipal;
- Hierarquização e regionalização, onde os serviços de saúde são divididos em níveis de complexidades;
A regulamentação do SUS foi mediante o DECRETO No 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro e 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação inter federativa, e dá outras providências.
O modelo assistencial do SUS atual, surgiu por meados dos anos 90 foi onde foi implementado no Brasil uma estratégia para a mudança do modelo hegemônico existente, a Estratégia de Saúde da Família (ESF),financiada pelo Ministério da Saúde. A implementação desta estratégia e os financiamentos a rede básica de saúde trouxeram várias questões para reflexão, tais como as formas de organização e hierarquização das redes assistenciais para a atenção a saúde ,onde a rede básica é a porta de entrada do sistema de saúde.
De acordo com a apresentação dos temas e suas explicações e as discursão no fórum geral, podemos dizer que o SUS é um sistema eficaz e completo que contempla toda população. Mesmo que muitas pessoas acham que o SUS é cheio de problemas tais como, filas enormes de espera, muita demora no atendimento, demora na marcação de exames e falta de medicações em algumas instituições de saúde o SUS é na minha opinião o melhor plano de saúde existente, pena que é muitas vezes mal administrado e divulgado ,os meios de comunicação na maioria das vezes noticiam só a parte ruim do SUS e não divulgam a parte boa. A Estratégia de Saúde da Família é por exemplo, um grande modelo assistencial implementado e merece ser melhor conhecido e explorado.
...