POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho Universitário: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BRUNYNHA • 8/5/2013 • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 1.239 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
BRUNA KAROLINY DE OLIVEIRA SOARES
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
Sinop
2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
BRUNA KAROLINY DE OLIVEIRA SOARES
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social - 4º semestre) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina (Produção Textual Interdisciplinar)
Prof.(os) Clarice da Luz Kernkamp, Amanda Bozza e Paulo Aragão.
Sinop
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................12
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar as mudanças que vem afetando o modo de produção, a esfera do Estado e das políticas públicas e analisar como elas vêm estabelecendo novas mediações nas expressões da questão social no dia de hoje, nas demandas à profissão e nas respostas do Serviço Social, o modo de organização e quadro de abrangência das Políticas Sociais Brasileira, as transformações no processo de construção da sociedade. As mobilizações operárias do século XIX, as lutas desse período trouxeram para a cena política e econômica as reivindicações da classe operária, a denúncia da miséria e do pauperismo produzidos pelo capitalismo e exigiram a interferência do Estado no reconhecimento de direitos sociais e políticos dessas classes.
Quando se trata de políticas sociais de modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riquezas e sua apropriação privada.
Destarte que as atuais políticas sociais brasileiras procuram fornecer um cenário das políticas e programas que compõe hoje o conjunto da ação social do Estado brasileiro em nível federal, tendo como destaque suas principais formas de atuação, suas tendências e tensões assim como o perfil de sua cobertura.
Esse trabalho pretende refletir e resgatar os principais pontos sobre os mais relevantes temas do processo de construção das políticas sociais brasileiras, o tratamento do Estado junto à intervenção social e sua relação com o público alvo e perspectivas de atuação do Estado no processo de construção das políticas sociais e a ética profissional percorrida pelo serviço Social.
DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social busca o fortalecimento da prática institucional entendendo-se como uma profissão que irá realizar a mediação entre o Estado e a sociedade civil, bem como na contribuição para os avanços das organizações dos movimentos sociais.
O Estado brasileiro como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado a burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais nos pais, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que a Política Social estatal surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira na década de 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.
A análise da Política Social associa-se à busca de esclarecimento do Estado, tomado como instância onde se projeta a complexidade de interesses, com influência nos compromissos de políticas públicas configuradas em cada conjuntura.
Deste modo, o Estado e Política Social são tomados como campos cuja dinâmica e inter-relações compõem um pilar analítico de referência. A Compreensão da Assistência Social como área de política de Estado coloca o desafio de concebê-la em interação com o conjunto das políticas sócias e com as características do estado social que as opera. Em primeiro eixo de análise a ser desenvolvido, refere-se ao enquadramento desta Política Social na contemporaneidade, enquanto política pública de responsabilidade estatal.
A Assistência Social na realidade brasileira, a partir desta referência, supõe desvelar suas particulares relações com o campo social estatal, inscrevendo-a no contexto mais amplo do desenvolvimento da Política Social no Estado brasileiro, em seu movimento histórico e político. A abordagem histórica é um conjunto muito rico de determinações econômicas, políticas e culturais que vem permeando o desempenho da Política no país nas últimas décadas.
Nos anos seguintes, as intervenções do Estado mantiveram essa característica, modificando-se em face da correlação das forças sociais, em diferentes conjunturas. Desde então, a participação social tem sido reafirmada no Brasil como um fundamento dos mecanismos institucionais que visam garantir a efetiva
...