A Pneumonia por ventilação mecânica
Por: anafrigeri • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
CURSO: ENFERMAGEM
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA
2º SEMESTRE
ARARAQUARA
2017
Autores:
Ana Cláudia Frigeri
Daiane M. Maester
Keith Ap. Hortense
Natasha Han Bueno
Paloma Passos
Paula R. Firmo
Paulo Roberto Janazzi
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA
Atividades Práticas Supervisionadas: Atividade apresentado como exigência para avaliação do segundo semestre, da disciplina PCIIS, do curso de Enfermagem da Universidade Paulista, sob orientação da Prof.ª Martina Ortiz.
ARARAQUARA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................4
1.1 JUSTIFICATIVA............................................................................................5
1.2 OBJETIVO...................................................................................................6
2 METODOLOGIA.............................................................................................6
3 PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA............................6
3.1 FISIOPATOLOGIA.......................................................................................7
3.2 FATORES DE RISCO..................................................................................7
3.3 DIAGNÓSTICO............................................................................................8
3.4 TRATAMENTO............................................................................................8
3.5 PREVENÇÃO..............................................................................................8
3.6 CUIDADOS DE ENFERMAGEM.................................................................8
4 CONCLUSÃO.................................................................................................9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS..................................................................10
Resumo
O presente trabalho, tem por intuito realizar apresentação referente a Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica e as principais perspectivas relacionadas ao tema. Também conhecida como PAVM, a pneumonia associada a ventilação mecânica é uma das mais importantes, infecções adquiridas no ambiente hospitalar. Sua manifestação ocorre em até 72 horas, após o paciente ser exposto a intubação orotraquial e por consequência, ser submetido a ventilação mecânica (VM). Os fatores de risco, associados a PAVM, estão categorizados como modificáveis, incluindo questões como medidas de prevenção e fatores não modificáveis, que estão relacionados ao hospedeiro. Existem variadas adversidades associadas a esta patologia e estas ocasionam, crescimento significativos na taxa de mortalidade, aumento de custos relacionados ao paciente acometido, aumento do período de internação e exposição a VM. O diagnóstico clinico é complexo, visto que existem dificuldades apresentadas ao se realizar um diagnóstico distinto, relacionado a infecções das vias aéreas inferiores. A prevenção da PAVM, pode ser aplicada com medidas preventivas, que variam da higienização das mãos, desinfecção dos equipamentos utilizados, correta higiene oral do indivíduo, aspiração de secreções, entre outros. Seu tratamento é complexo, pois, pode ocorrer o surgimento de variadas bactérias resistentes. Podemos concluir, portanto, que atuar de maneira preventiva é o melhor caminho para que ocorra a diminuição de casos de PAVM. Também é imprescindível que os profissionais atuantes nas UTI’s, participem de educação e treinamentos permanentes, adotando atitudes preventivas, dizimando com isto o surgimento e ocorrência da PAVM.
1. Introdução
As infecções geradas dentro do ambiente hospitalar são consideradas infecções transmitidas após a internação do cliente, ou infecções adquiridas, onde as manifestações podem ocorrer após a alta hospitalar ou durante a internação, podendo ser associadas também a procedimentos.
Estas infecções causam crescimento no tempo de internação, mortalidade, custos e bactérias multirresistentes. Para que estas infecções possam ser prevenidas e controladas, existe atuação da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).
Para que se possa controlar tais infecções, é necessário enfrentar problemas relacionados a clientes imunodeprimidos, procedimentos invasivos, infecções por fungos, entre outros.
A PAVM, apresenta e provoca desafios medicamentosos e de diagnóstico. As mais diversas formas de utilização de medicamentos de origem antibiótica, a taxa de idade da população e a evolução do agente infeccioso e hospedeiro, concederam o surgimento de bactérias multirresistentes. Por isto se faz necessário um controle efetivo na utilização de antibióticos.
A PAVM, tornou-se a complicação mais significativa que acomete clientes conectados a ventilação mecânica(VM), sendo a infecção de maior predominância nas UTI’s, além de ser o principal fator de óbito.
Pacientes expostos a VM, tem um aumento significativo no risco de contrair pneumonia, quando não são expostos ao procedimento. A taxa de mortalidade é alta e os clientes que resistem a infecção, tem um aumento que pode chegar a 45 dias de internação em alguns casos.
As infecções hospitalares, são um desafio para a saúde pública. E as medidas de prevenção, são consideradas a melhor estratégia para controle e diminuição dos casos.
1.1 Justificativa
Com a pesquisa foi possível constatar que a pneumonia é uma das infecções mais comuns em UTI’s e em indivíduos submetidos a intubação, existe um aumento de até 21 vezes de chance de contrair a infecção. Também foi possível observar que a PAVM, varia muito em assuntos relacionados a custos, aumento dias de internação e mortalidade.
Além do fato de ser necessário medidas preventivas, implantação de estratégias de controle e treinamento das equipes. Para que os objetivos estipulados pela CCIH, sejam alcançados é necessário envolvimentos de todos os profissionais atuantes nas UTI’s e CCIH, dando importância inclusive a educação e treinamento continuado.
...