A RAIVA, doença estudada no curso de enfermagem
Por: Fernanda Marques • 20/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 584 Palavras (3 Páginas) • 807 Visualizações
Página 1 de 3
A RAIVA
- É uma doença aguda infecciosa extremamente grave onde o vírus se propaga no SNC. Ocorre geralmente em mamíferos. Existem duas formas de transmissão: urbana e silvestre, o ciclo urbano ocorre entre cães gatos e humanos, o ciclo silvestre ocorre em morcegos raposas e macacos.
- Nos países em que há morcegos hematófagos, a raiva ocorre no ciclo rural, ou seja, entre os bovinos, suínos, caprinos, podendo causar prejuízos na produção pecuária. No Brasil o número de casos de raiva humana vem diminuindo desde 1980.
- Transmissão: Ocorre por meio do contato direto com a saliva do animal infectado, através de arranhaduras, mordeduras e lambedura. Sintomas: No início os sinais são: Mal estar, pequeno aumento de temperatura, irritabilidade, anorexia, cefaleia náuseas e dores de garganta. Sinais: Inquietude, entorpecimento, alterações de comportamentos e parestesia próximo ao local do acidente.
- Os sintomas vão se tornando mais graves: Febre alta, calafrios, espasmos musculares involuntários principalmente na laringe e faringe e sialorréia intensa. No progresso da doença os espasmos musculares passam para um quadro de paralisia geral, alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária, disfagia, fotofobia, e períodos de alucinações. Após a instalação no quadro clínico o óbito ocorre em 7 dias.
- Medidas Preventivas:
- Lavar rapidamente a lesão com água corrente abundante.
- Vacinação de rotina da população de cães e gatos (campanha).
- Observação dos cães e gatos agressores por 10 dias a contar da data do acidente.
- Captura de cães de rua principalmente em áreas endêmicas.
- Controle rigoroso na agricultura, (área rural) para evitar a raiva em animais.
Tratamento:
- Administrar vacinas antirrábicas.
- Administrar soros antirrábicos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com