TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

                                                  [pic 1]

                                            Faculdade  Anhanguera de Brasília

                                                                CURSO DE ENFERMAGEM

Equipe discente (as) Ra:

Ana Flávia R. Rocha   RA 5821162715

Aieska R.C. Oliveira: RA 6617341524

Daiane C. Oliveira     RA 6449305123

Davi Isaack Correia    RA 6660426670

Elizângela Conceição: RA 6816382214

Elcineide N de Souza  RA 6444298957

Glesiane A. da Silva:  RA 6657415811

Rayane O. S. Vale:     RA6657372059

Sirle Borge do Pardo: RA 6659421832

Série/Turma: 5º “BN”

Professor (a): Doutor Ademar M. P. da Silva

Enfermeiro.

Disciplina (a): Processo de Cuidar 4º

                                         Taguatinga- DF, 04/ 2015.

                         Sistematização da Assistência de enfermagem

Etapa 01

A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística e é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/06/86 ( Lei do Exercício Profissional). É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. Vislumbra o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento.

Florence Nightingale idealizou uma profissão embasada em reflexões e questionamento, tendo por objetivo edifica-la sob um arcabouço de conhecimentos científicos diferentes do modelo biomédico, alguns enfermeiros acostumaram a exercer a profissão sob a mesma teoria de profissionais médicos, centralizando suas ações mais na doença do que no cliente, desse modo, ocorreu uma estagnação da enfermagem centrada no modelo biomédico.

Segundo Souza (1985) há muitas definições de teoria, sendo assim, é muito difícil existir uma aceitação unanime de uma delas, porem fizermos a opção de trabalhar com o conceito de teoria de enfermagem proposto por  teorias são compostas de conceitos, (e suas definições) que visam  a descrever fenômenos, correlacionar fatores , explicar situações, prever acontecimentos e controlar os resultados obtidos a partir das ações de enfermagem.

Segundo Barbara Stevens Barnum (1994) as teorias completas teme: contexto: ambiente no qual ocorre a assistência de enfermagem, conteúdo o assunto da teoria, processo, método  pelo qual a enfermagem age. Alem disso as teorias contem elementos fundamentais que representam o conteúdo nuclear dessa disciplina. Os conceitos ilustram qual é o publico receptor dos cuidados de enfermagem (saúde) em qual ambiente essa assistência é prestada e como ele deve ser executada.

A teoria funciona como um alicerce estrutural para implantação da sistematização, (SAE), que requer uma metodologia  para ser implementada, um método que pode ser utilizado para se implantar a teoria na pratica é  o processo de enfermagem(PE), as vantagens e a propriedade de ser estabelecer uma sistematização da assistência de enfermagem são incontestáveis, alem disso a resolução do COFEN-272/2002 , determinou que  é uma incumbência privativa do enfermeiro e ressalta a importância e a obrigatoriedade da implantação da mesma.

Passo 02

1. Sobre o que dispõe a resolução COFEN 358/2009?

=) Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.

2. Em quais locais o Processo de Enfermagem deve ser realizado?

=)  O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Em instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros..

3. O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Descreva as cinco etapas.

=) I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com