A TERAPIA GÊNICA
Por: TALHES • 25/6/2017 • Bibliografia • 257 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DISCIPLINA DE GENÉTICA – PROFª ROBERTA HORTA
ACADÊMICO: DIONATAN GOMES CURSO: ENFERMAGEM
ATIVIDADES TERAPIA GÊNICA
1 - Existe terapia Gênica disponível no Brasil? Quais?
O primeiro teste foi realizado no ano de 2007 no Brasil, para tratar pessoas com problemas cardíacos que, que, não podiam fazer a cirurgia de ponte de safena.
O procedimento consistia em aplicações de injeções de DNA com o objetivo de estimular a reconstrução de vasos sangüíneos no coração.
No entanto, segundo dados de 2010, ainda não existe no Brasil regulamentação específica sobre terapia gênica, que urgentemente, precisa ser elaborada tanto para evitar o uso inadequado das terapias quanto para controlar a produção e importação de insumos do exterior. Cabe às autoridades sanitárias aplicar normas consagradas no exterior para examinar eventuais pedidos de licença ou fiscalizar ensaios clínicos e eventuais produtos de terapia gênica no país.
Há, no entanto, razões para otimismo. Um sinal da viabilidade de aplicação de terapia gênica em futuro próximo é o investimento crescente que empresas de biotecnologia estão fazendo no desenvolvimento e na submissão de pedidos de liberação de produtos biológicos relativos à terapia gênica.
O Brasil prepara-se para participar do advento da terapia gênica na prática médica. O número de cientistas, técnicos, médicos e empresários envolvidos nesse campo no país ainda é baixo, comparado aos países do Primeiro Mundo. Mas a decisão de investir nessa área, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista científico e educacional, seguramente terá retorno significativo para a medicina brasileira do século XXI.
2-
...