A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Por: Katiane Rose De Lima Ferreira • 18/3/2021 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA
CURSO DE ENFERMAGEM
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
KATIANE ROSE DE LIMA FERREIRA
TDE de Saúde Coletiva II
Discursão do Artigo: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM.
OLINDA- PE
2021
KATIANE ROSE DE LIMA FERREIRA
TDE de Saúde Coletiva II
Discussão do Artigo: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM.
Trabalho de Graduação apresentado por Katiane Rose de Lima Ferreira como pré-requisito para nota do TDE de Saúde Coletiva II, do Curso Superior em Bacharelado em Enfermagem, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, elaborado sob a orientação da Prof. Viviane Rodrigues.
OLINDA- PE
2021
Discussão do Artigo: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM.
A educação em saúde, enquanto área de atuação da Enfermagem, é reconhecida como prática constante e indispensável na atuação profissional, principalmente para aqueles profissionais vinculados à Saúde Pública, pois trata-se de uma estratégia promissora no enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações e seus contextos sociais (SOUSA et al., 2010; CARVALHO, CLEMENTINO e PINHO, 2008).
É de muita importância um enfermeiro ter uma boa atuação quanto profissional, saber como educar profissionais mostrando como montar um plano de ações que defenda a saúde da população, para evitar um desastre na saúde da população.
De acordo com Almeida e Soares (2010), formar trabalhadores de saúde capacitados a compreender e responder às necessidades de saúde dos diferentes grupos sociais é um dos maiores desafios atuais enfrentados pelo setor educacional comprometido com os direitos humanos.
Muitos enfermeiros e até outros profissionais da saúde, vem tendo uma grande perca de conhecimentos que afeta a capacidade de enfrentar grandes desafios que irá enfrentar em sua carreira quanto profissional, isso acarreta uma grande falha no setor educacional.
Faz-se necessário, acrescentar que a Vigilância Epidemiológica (VE) surge como um importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, incluindo a educação em saúde, sendo assim definida: conjunto de ações que proporcionam a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos (BRASIL, 2009).
É muito importante saber promover ações, fornece conhecimentos que promova o bem-estar da população, alertando quanto os riscos eles sofrem, não atendendo aos planejamentos feitos com intuito de prevenir que uma disseminação, de uma doença e agravos a grande população.
...