TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS DA SEPSE

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  6.220 Palavras (25 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 25

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS E TRATAMENTO DE PACIENTES COM SEPSE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Alessandra da Conceição Silva*; Eliana de Oliveira Freitas*; Eliel da Silva Viana*; Fabiana Coelho do Nascimento Fonseca*; Fabio Leitão Araújo*; Natália Régia da Silva Corrêa*; Thalys Ferreira Nunes *; Valdina da Conceição Lobato*; Walkiria Jéssica Araújo Silveira**

RESUMO

O Presente estudo aborda a atuação do enfermeiro nos cuidados e tratamento de pacientes com sepse na unidade de terapia intensiva, sendo uma das maiores causas de morte no Brasil. Tem como objetivo conceituar o que é a sepse, e descrever os cuidados que o profissional deve ter ao iniciar o tratamento de pessoas infectadas pela doença, e como agir para controlar a doença dentro do ambiente hospitalar, principalmente nas UTIs. Para o desenvolvimento desta pesquisa, quanto aos fins metodológicos fez se uso da pesquisa bibliográfica por ser um estudo sistematizado, baseados em periódicos e biblioteca virtual de saúde (LILACS e Scielo), por tanto, os estudos incluíram pesquisas com base de dados pautada em artigos, dissertações e teses no período entre 2000 a 2018.  A partir dos artigos analisados, pode-se perceber que a doença se trata de uma infecção grave, e que deve ter um tratamento adequado através de profissionais especializados e dispostos a cuidar desses pacientes, pois a mesma pode causar riscos graveis e até mesmo incompatíveis a vida. Foi possível constatar também que o enfermeiro tem uma grande importância nos cuidados a esses pacientes, onde ele auxilia no tratamento, pois ele é o primeiro a ter contato com esses pacientes, onde pode ajudar em um diagnóstico precoce, que pode ser percebido desde a anamnese até o exame físico, ajudando assim a conter risco de morte desse paciente, e fazer com que ele tenha total recuperação.

Palavras-chave: Sepse. Infecção Hospitalar. Cuidados. Enfermagem. Tratamento.

1 INTRODUÇÃO

A qualidade de saúde oferecida aos indivíduos, é uma das causas das infecções conhecidas como IRAS (Infecções Relacionada a Assistência à Saúde), onde ela é um dos maiores problemas relacionados a saúde no mundo, isto eleva o custo hospitalar e aumenta o tempo de pacientes internados nas UTIs, onde acarretam grandes taxas de morbidade e mortalidade. (BRASIL, 2013).

Segundo uma pesquisa feita, a sepse é uma doença potencialmente grave e que pode gerar sérios prejuízos a vida dos pacientes e levar a morte. É desenvolvida através de uma resposta inflamatória sistêmica acentuada, onde quase sempre é causada por bactérias. O sistema de defesa do paciente libera mediadores químicos que espalham a inflamação por todo o corpo, acabando assim determinando disfunções e até falência múltipla dos órgãos. (VARELLA, 2018).

Como foi citado acima, a sepse tem sido um problema de saúde mundial, afetando milhares de pessoas com elevados níveis de morbidade e de mortalidade. Consideram-se que 30 milhões de casos tem ocorrido anualmente, com mortalidade de um a cada quatro pessoas, inclusive aumentando a incidência de um para cinco. É superado o nível de mortalidade de doenças comuns, como acidente vascular isquêmico, infarto agudo do miocárdio e responsável por mais óbitos do que câncer de intestino e de mama combinados. É também responsável por 25% da taxa de ocupação de leitos em UTI no país e é a principal causa de morte nas UTIs. (SANTOS, SOUSA, OLIVEIRA, 2016).

Contudo neste trabalho de pesquisa abordaremos sobre a temática: A atuação do enfermeiro nos cuidados e tratamento de pacientes com sepse na unidade de terapia intensiva, para isso destacamos que o principal objetivo desse trabalho é conceituar a sepse, e descrever os cuidados que o enfermeiro precisa ter ao iniciar o tratamento de pessoas infectadas pela doença, e como agir para controlar a doença em UTIs.

2 METODOLOGIA

Para o uso do desenvolvimento dessa pesquisa, quanto aos fins metodológicos, utilizamos a pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, que de acordo com Gil (1991), descreve características de um determinado fenômeno ou estabelecimento, ou população de relações entre variáveis. E quanto aos meios, fizemos o uso da pesquisa bibliográfica por ser um estudo sistematizado, baseados em livros, sites e artigos da biblioteca e fontes confiáveis da internet.

O LILACS (Literatura Latino Americano de Ciências da Saúde), que é o índice da literatura que se refere a saúde, onde é publicada na América Latina e Caribe, e SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que é um site que disponibiliza textos de revistas e artigos científicos do Brasil e vários outros países na internet, são as bases de dados que utilizamos em nosso trabalho de pesquisa. Também, para as buscas dos artigos na internet foram usadas as palavras chaves: UTI, hospital, enfermagem, infecção hospitalar, sepse, intervenção, cuidados e outras.

Foram buscados ainda artigos publicados na internet entre o ano de 2000 a 2018 e pesquisamos em livros por referências dos anos de 1991 a 2018, as pesquisas foram feitas nas línguas do português e do inglês, onde na linguagem inglesa traduzimos para o nosso idioma.

Quanto a organização de dados, primeiramente fizemos uma pesquisa e leitura superficial sobre o assunto, e coletamos algumas informações de livros e artigos feitos por outros autores. Terminada essa etapa, foi feito um levantamento mais profundo de pesquisas e informações mais específicas com leitura aprofundada em cima dos temas: sepse, infecção hospitalar, cuidados de enfermagem na UTI e intervenções de enfermagem. Por fim as informações foram organizadas de acordo com cada tópico do trabalho e assim desenvolvido o texto com referências bibliográfica, e ideias de alguns autores, só então fizemos a conclusão do nosso trabalho, fundamentada em tudo o que foi feito no trabalho de pesquisa.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 Definição da Sepse

Sepse é uma doença mundial, grave e que pode levar o indivíduo a morte. Segundo a revista Scientia Médica (2009), a sepse tem sido um grande desafio para a medicina, têm ocorrido grandes esforços para que haja um bom atendimento no processo de inflamação sistémica que é o que caracteriza a infecção. Apesar de ser uma doença de demanda alta e de relevada importância, seu diagnóstico ainda por muitas vezes acaba não ocorrendo em tempo hábil, fazendo assim com que haja um aumento na ocorrência de disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (272 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com