AVALIAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO EM EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE.
Por: Morena Rosa • 8/12/2016 • Monografia • 12.426 Palavras (50 Páginas) • 555 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
TALITA GOMES DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO EM EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE.
Cáceres-MT
2016
TALITA GOMES DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO EM EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE.
Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres, por mio da disciplina de TCC III, com requisito para obtenção do Título de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Prof. Dra. Josiane Magalhães
Área de Concentração: Sociologia/Enfermagem
Cáceres-MT
2016
TALITA GOMES DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO EM EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DE OFICINAS DE ARTE.
FOLHA DE APROVAÇÃO
BANCA EXAMINADORA:
__________________________________________________________
Prof. Dra. Josiane Magalhães
Docente do Curso de Enfermagem/UNEMAT/Cáceres
Orientadora
______________________________________________________________
Enfª. Esp. Reginaldo Pereira da Silva
Docente do Curso de Enfermagem/UNEMAT/Cáceres
Membro da Banca
______________________________________________________________
Prof. Dr. Marcelo Luis Grassi Beck
Membro da Banca
Aprovado em: ____/____/____ Nota:_________________
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a minha Mãe, mestre maior da minha vida, apoio e incentivos em todos os momentos, aos meus filhos Natan de Oliveira e Natanael Júnior, amor incondicional e todos que de alguma forma, ao longo dessa jornada contribuíram para que eu pudesse chegar até aqui.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por me dar o dom da vida e forças para buscar o conhecimento mesmo nas dificuldades, me abençoando com este curso.
Aos meus Irmãos Adilton, Adieleson e Raquel de Oliveira, por me fazer feliz e completar nossa família.
A minha amiga-irmã de coração Flavia Gisele Vilhalva da Silva, por me acompanhar com sua amizade, me ouvir, me presentear com palavras de encorajamento nos momentos que, mas precisei.
A minha orientadora, Josiane Magalhães, exemplo de profissional competente, que com serenidade e disposição sempre esteve presente para me auxiliar, obrigada pelo carinho, incentivo, amizade, ensinamentos e dedicação.
Finalmente, agradeço ás pessoas mais importante da minha vida: Natan de Oliveira e Natanael Júnior, que mesmo distante, sempre se fez presente no meu dia a dia, alegrando-me e apoiando-me em todos os momentos. A minha mãe, Maria do Rosário Gomes de Oliveira, que sempre me incentivou a estudar e pela confiança que sempre teve em mim.
Ao meu amor e companheiro para todas as horas Paulo Fernando da Cruz Silva, que já teve todos os motivo para ir e mesmo assim escolheu fica comigo.
A todos os meus amigos e colegas de curso.
A Professora Lucilene B. Souza, Diretora Odilma S.S. Garcia é os alunos do nono ano “A” que colaboraram para que esta pesquisa fosse realizada.
A esta instituição de ensino que não me fez melhor, mas capaz de sonhar, acreditar e buscar.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 22:6
RESUMO
Introdução - A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mas o tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DST, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez. Da mesma forma, entende-se que a arte pode vir a exercer este elo no processo de educação de forma mais ampla e construir nos jovens aspectos de uma vivência sentida e não só imaginada abstratamente, possibilitada pelas oficinas teatrais. Objetivo - verificar se as oficinas de artes são um bom instrumento de ensino aprendizagem para abordar os temas voltados à educação sexual. Metodologia - Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, nos moldes da Pesquisa-ação, entre Fevereiro e Junho de 2016, divididos conforme a disponibilidade da turma e escola. Foram utilizados questionário e oficinas participativas e observacionais para obtenção dos dados para o estudo. Resultados – Pode-se observar que entre os acertos dos questionários pré e pós oficinas, de uma forma geral, tendem a melhorar a fixação das informações principalmente a partir das conversas e vivências proporcionadas nos diferentes encontros. Um aspecto relevante é o fator tempo de aplicação das oficinas, considerando que alguns participantes necessitam de mais tempo e uma maior convivência com temas ligados a sexualidade. Isto se deve ao fato de que alguns dos participantes têm dificuldade em falar sobre suas duvidas. A convivência familiar também influi nesse quesito, principalmente quando se insere em tabus religiosos o que inibe os adolescentes em colocar suas duvidas e necessidades de discussão sobre a sexualidade que esta em desenvolvimento. Considerações finais - Finalmente o estudo permitiu a compreensão de que se faz necessário o conhecimento do próprio corpo para que se possam entender as mudanças que ocorrem em si e nos colegas, durante as etapas da adolescência é que as ações praticadas exigem responsabilidades as quais incidem diretamente na necessidade de compreensão do planejamento do futuro e inevitavelmente o planejamento familiar. Ainda que tenhamos propostas descritas pelo Ministério da Educação que sugerem a utilização de oficinas como forma de trabalhar as questões transversais os profissionais da Educação não tem espaço, tempo e estímulo para a construção desse tipo de proposta.
...