Análise do filme: Uma mente brilhante.
Por: Tiago Oliver • 19/3/2019 • Resenha • 481 Palavras (2 Páginas) • 1.298 Visualizações
Escola Técnica Supremo Redentor
Presidente Dutra-Ma
Professor(a) Girlayni Marinho
Aluno(a) Tiago Oliveira Nascimento
Matéria: SAÚDE MENTAL.
28 de janeiro de 2019
Análise do filme: Uma mente brilhante.
No filme uma mente brilhante relata a história de um grande matemático americano, John Forbes Nash, baseado em fatos reais, relatando sua passagem e vida no dia-a-dia. Nash, matemático é um rapaz tímido e introvertido, com dificuldade de socialização, no entanto extremamente inteligente.
No decorrer de seus estudos e buscas sobre algo novo, suas esquisitices são aceitáveis, acho que devido ao meio que ele pertence, que e bem tolerante a comportamentos extravagantes.
No decorrer do filme, vemos que Nash esta envolvido em meio a conspirações e códigos que envolve confidencialmente ao serviço secreto dos EUA. E em meio a esse envolvimento traz perturbações que o faz perder o controle sobre sua mente, trazendo então a um mundo de paranóia e esquizofrenia, mais em ate certos momentos não se da a perceber nada de diferente com ele. Somente com o decorrer do filme com a chegada de um médico psiquiátrico conseguimos enxergar a real realidade e percebermos que aquilo tudo não passava de meras alucinações da cabeça de Nash.
A partir dai, não se sabe mais o que e real ou o que faz parte da mente de Nash, pondo assim então uma exclamação no ar do que e real ou irreal.
No final do filme, Nash recebe um grande premio de reconhecimento (Prêmio Nobel), e o mais intrigante desse final e que Nash e um matemático, e o prêmio Nobel e indicado para as categorias de: Química, Física, Medicina, Paz, Ciências Econômicas, Literatura e Fisiologias, ou seja descobertas e inovações feitas nessas áreas. Para a categoria de Nash, o prêmio característico seria a (Medalha Field), dada a grandes matemáticos, nos pondo a mais uma pergunta sobre o final do filme, será aquilo realidade, ou e mais uma das alucinações da mente de Nash.
O filme aborda a vida de um grande e importante matemático na história. O filme em si não relata somente a historia da matemática, mais sim a vida de um homem que apesar de ser um gênio, tem suas frustações, esquisitices, amores, amizades e frustrações, assim como qualquer pessoa.
Eu como profissional da saúde; técnico de enfermagem, analisando e visando a melhoria de sua saúde física e mental, tentaria o ajudar de uma maneira em que ele possa tentar distinguir o que e real do que não é, respeitando-o de todas as formas.
Como já dizia Leonardo Boff que “todo ponto de vista é a vista de um ponto. Ou seja, para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão do mundo.
...