As Teorias de Enfermagem
Por: laury001 • 30/5/2019 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
ÉTICA PROFISSIONAL
A ética é um dos critérios mais valorizados no mercado de trabalho. Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso.
A vida em sociedade exige respeito, para com o bem-estar do próximo, e requer alguns comportamentos que estão associados a conduta ética. Dentro da ética a mesma se divide em ética profissional e pessoal.
Ética profissional é composta por padrões e valores estabelecidos pela sociedade e do ambiente de trabalho em que o individuo convive. Em ética pessoal, não existe definições de certo ou errado quando se fala em ética, uma vez que vai de acordo com os valores do indivíduo, pois é a forma de como as pessoas acreditam, é o bom senso, ou seja, é como observamos o mundo ao nosso redor.
A pergunta que muitos fazem é “Qual a importância da Ética Profissional?”, pois bem, vamos trazer uma situação que vemos constantemente nos jornais, “Amantes: Enfermeira e Medico são flagrados tendo relações sexuais em Hospital Público”, essa situação é uma situação ética? Está havendo respeito entre os profissionais, ou para com os colegas de trabalho e pacientes?... Nós profissionais temos que ter autonomia dos nossos atos/atitudes no nosso ambiente de trabalho.
Cada área, empresa ou departamento tem um código de ética, justamente para evitar situações constrangedoras, conflitos ou desconforto no âmbito de trabalho, o código é regado em Direitos, Deveres e Proibições. Esse código é variável de profissão para profissão ou de empresa para empresa, segue em anexo de suas normas baseado em leis judiciais, que resultam em penalidades quando não se tem o seu comprimente.
A Ética Profissional é muito confundida com a Moral. Ética profissional está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Sendo assim vemos que moral e ética profissional tem significados ou visão de estudos totalmente diferentes, más, a moral e ética pessoal são basicamente quase a mesma coisa.
Colocando esse código de ética em pratica com responsabilidade, teremos plena consciência de que vamos está contribuindo com desenvolvimento do nosso local de trabalho e/ou empresa, tornando esse ambiente e/ou empresa sociável, com características e/ou tendência de crescimento pessoal e para a empresa.
Um profissional tem que carregar consigo mesmo, aquela velha frase clichê que escuta desde criança, “Não faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você”, ou seja, respeite para ser respeitado, saiba entrar e sair de qualquer local sem precisar diminuir ninguém.
‘Planeje sua carreira, trace metas para a sua vida profissional, conquiste seus objetivos por mérito, destaque-se pela sua sabedoria, conhecimento e empenho pela busca de conhecimento, tenha ambição, más, não escolhas caminhos fáceis, escolha sempre o mais difícil. Conquistar algo em cima de regalias não é conquista, se mostra apenas que você não potencial ou capacidade para estar onde estar.”
...