Código de Ética profissional de Enfermagem
Por: Marília Torres • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 477 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Disciplina de Ética
Profª Maria Josefina da Silva
Trabalho de ética:
Analise cada uma das situações abaixo considerando o que diz o Código de ética profissional nos capítulos de I a V.
Trabalho em grupo de três. Observe a conduta ética inclusive e, principalmente, nos trabalhos coletivos.
- Ao iniciar seu trabalho no consultório de enfermagem, a enfermeira foi abordada por uma mãe chorando e muito agitada acompanhada de uma jovem. Perguntada sobre a situação a mesma relatou que é evangélica, ela e sua família e que há apenas poucos meses estava morando naquele bairro. Tinha muito cuidado com os filhos pois fora informada das condutas consideradas, por ela, inadequadas para jovens de boa educação. Sua filha mais velha (que a acompanhava) de 17 anos, estava namorando um jovem do bairro, segundo ela “muito atirado” e que estava querendo seduzir sua filha. O motivo dela estar ali era para pedir que a enfermeira fizesse um exame para verificar se sua filha “ainda era virgem”. A enfermeira volta-se para a moça e lhe pergunta se está disposta a se submeter ao exame. Ela concorda, pois diz ter sido educada a não desobedecer aos pais. No consultório de enfermagem a jovem diz para a enfermeira que não precisa fazer o exame, pois a suspeita da mãe é verdadeira, mas tem medo de contar pois sabe que será punida severamente. Além disso comunicou a enfermeira que estava grávida de três meses. Diante desta situação, como a enfermeira deve agir?
- Durante a prática da disciplina Saúde Pública em uma unidade de doenças transmissíveis, uma acadêmica de enfermagem atende a um cliente com diagnóstico de Hanseníase (antiga Lepra) do tipo Wirchoviana (transmissível). Para surpresa da acadêmica, o cliente era um vizinho seu de muitos anos, freqüentava sua casa e que ninguém do bairro sabia que ele era portador desta doença tão estigmatizante. Dois dias depois do ocorrido, o cliente retorna á unidade procurando a direção para denunciar que a acadêmica havia “espalhado que ele era leproso” e que agora a população do bairro queria que ele saísse de lá. Cabe lembrar que essa forma da doença, mesmo sendo transmissível, com o tratamento sua capacidade de transmissão estava quase nula. Considere e comente a atitude da acadêmica.
- Durante a visita domiciliária a um idoso da área, a enfermeira do PSF identifica que a família, composta de cinco filhas e sete netos, se mantêm com a aposentadoria do idoso (2 salários mínimos). Nenhuma das filhas trabalha, duas delas são alcoolistas e, quando embriagadas maltratam o idoso com palavras ofensivas e violência física. Mesmo diante desta situação, ele é “conformado” pois só tem estas filhas e se ele deixar a casa não tem para onde ir, e se colocar as filhas para fora de casa, segundo ele”elas vão morrer de fome”. Como agir, eticamente, diante da situação?
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com