CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO
Por: Tamires Cruz • 31/8/2016 • Monografia • 13.064 Palavras (53 Páginas) • 931 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ESPÍRITO SANTO
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria em Sistemas de Saúde
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO
CRATO-CE
2016
Maria Tamires Oliveira Cruz
Maria Tamires Oliveira Cruz
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria em Sistemas de Saúde do Centro Universitário São Camilo, orientado pela Profa. Ms. Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde.
CRATO
2016
Maria Tamires Oliveira Cruz
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO
Crato, 31 de Maio de 2016
SITUAÇÃO:__________NOTA:_____
___________________________________
Profa. Doutoranda. Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz
Orientadora
___________________________________
Examinador I
___________________________________
Examinador II
Dedico este trabalho a todas as mães que durante a gravidez tiveram que vencer o desafio da hipertensão gestacional. Aos enfermeiros obstétricos que exercem sua carreira com amor, carinho e dedicação, enxergando em cada gestante muito além de um corpo, mas um ser que carrega uma vida.
AGRADECIMENTOS[pic 1]
Primeiramente a Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades, por guiar meus passos mostrando a minha vocação: ser enfermeira. A Ele qυе permitiu tudo isso acontecer, ао longo dе minha vida, е nãо somente nestes anos como universitária, mаs que еm todos оs momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer.
À minha mãe, por me amar, criar e educar, e lutar tanto por minha formação. Heroína qυе mе dеυ apoio, incentivo nаs horas difíceis, de desânimo е cansaço. Quem orou por minha jornada diária e minhas noites em claro dedicadas aos estudos. Terá sempre o meu reconhecimento, pois não conseguiria sem seu amparo.
Ao meu pai, que me ensinou todos os princípios da vida, mostrando sempre os benefícios de seguir o caminho do bem. Sem ele, não teria me tornado o que sou hoje e não teria conseguido essa vitória. Serás sempre o meu modelo de ser humano.
Ao meu esposo, Fernando, por sua paciência e compreensão nos momentos de estresse, preocupação, angústia e desespero. Obrigada por seu carinho e companheirismo ao longo desses anos.
Aos meus familiares que sempre torceram e vibram por minha vitorias. E compreenderam as minhas ausências.
Aos meus amigos, que fizeram parte dа minha formação е vão continuar presentes еm minha vida. A minha gratidão, pela ajuda na caminhada e pelos risos nos momentos em que me senti triste.
A minha orientadora Dra. Dayse Christina, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções, por esclarecer as minhas dúvidas e incentivar-me diante das minhas angústias.
E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada.
“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridade, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir! Não tenhas medo dos tropeços da jornada. Não podemos esquecer que nós, ainda que incompleto, fomos o maior aventureiro da história.”
Augusto Cury
RESUMO
As síndromes hipertensivas representam uma das alterações que ocorrem com maior frequência na gravidez. Sua incidência varia de 2 a 8% das gestações, encontrando-se entre as principais causas de morte materna e com elevada taxa de morbimortalidade perinatal no mundo, oscilando entre 5 e 20%. Devido a graves complicações que a pré-eclâmpsia/eclâmpsia pode acarretar, o assunto será abordado visando melhorar a assistência materno-fetal. A correta classificação e o diagnóstico das síndromes hipertensivas são de grande importância para o acompanhamento destas gestantes. O sulfato de magnésio é a principal droga utilizada nas pacientes com pré-eclâmpsia com o intuito de prevenir futuras convulsões. Considerando que a intervenção da enfermagem em um programa de pré-natal e atendimento hospitalar eficiente pode diminuir expressivamente a morbidade e mortalidade materna e neonatal, o presente estudo tem o objetivo de descrever as patologias específicas e ações de enfermagem, relacionadas à assistência à gestante com síndrome hipertensiva específica da gestação e avaliar os benefícios dos cuidados para a saúde materna fetal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, e de natureza qualitativa que descreve as patologias específicas e ações de enfermagem, relacionadas à assistência à gestante com síndrome hipertensiva específica da gestação. Foram levantados 30 artigos em língua portuguesa, publicados em períodos de 2000 a 2012, através de pesquisas em fontes adotadas como: base de dados virtuais da Scientific Electronic Library Online (SCIELO), sites do Ministério da Saúde, manual da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), acervo do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP). Após uma análise de todos os artigos e referências sobre o assunto, percebe-se a situação de poucos estudos e as altas taxas de morbimortalidade materna e fetal em consequência da doença hipertensiva especifica da gestação, fazendo-se necessário estudar e expor a pesquisa em questão, para demonstrar a necessidade de mais análises sobre o assunto abordado e capacitação dos profissionais enfermeiros atuantes ou em formação. Este estudo demonstra que as publicações nacionais a respeito da hipertensão arterial na gravidez ainda são incipientes. Os trabalhos publicados embora sejam em número restrito, mostram a necessidade de mais análises sobre o assunto abordado e capacitação dos profissionais enfermeiros atuantes ou em formação. A assistência de enfermagem deve ser planejada e baseada no processo de enfermagem, para permitir um cuidado integral e individualizado, minimizando os efeitos adversos e emergenciais. Portanto, profissionais e equipe devem sempre estar atentos aos sinais e sintomas observados em qualquer fase gestacional, melhorando cada vez mais o atendimento e diminuindo as intervenções médicas.
...