Captação
Por: elizabethyly • 5/12/2015 • Relatório de pesquisa • 710 Palavras (3 Páginas) • 507 Visualizações
Captação de Doadores de Sangue
Importante dizer, hoje sou doadora de sangue. A seis anos atrás o Hemopa junto a fundação Hospital de Clinicas Gaspar Viana fizeram uma campanha de doação de sangue. Onde houve uma grande procura tanto de funcionários como de acompanhantes de pacientes, fazendo com que aumentassem a quantidade de bolsas de sangue.
Muitos ainda colocam o medo de doar, não simplesmente o fato de ajudar e sim ao tamanho da agulha, ou porque trabalha o dia todo, a pessoa que doa recebe atestado, é liberado de sua atividade. Por experiência própria e com muita vontade de ajudar, deixei o medo de lado e fiz meu cadastro para doar e doei, eu Elizabeth Santos, digo que não doeu que realmente é só uma picadinha. Sou muito feliz em pode contribuir na doação de sangue de forma consciente e habitual três vezes ao ano.
Na faculdade FAPEN no 6º semestre do curso de Enfermagem, o grupo foi contemplado no sorteio com atividade de Captação de Doadores de Sangue. Nosso grupo semanalmente se reunia na biblioteca, as vezes na sala de aula para novas ideias sobre a atividade. Conversando com a docente Rosilene, a qual a mesma que trabalha no Hemopa, nos orientou de forma bem prestativa a nossa ida para conhecer melhor como funciona esse processo de conscientização e chamado de novos voluntários que é a captação de doadores.
Todos os componentes do grupo se faziam presentes as reuniões, com um pouco de dificuldades a irem a palestra, mas, todos foram e participaram. Palestra essa que fomos convidados a participar, cujo tema abordado era a Captação de Doadores de Sangue, nossa atividade coincidiu com a semana da campanha de doação do Hemopa, do dia 21/11 a 28/11/2015.
Nosso empenho, não foi somente em fazer um trabalho de faculdade e sim poder mostrar que podemos através de um ato de amor, chamar a atenção de pessoas na importância de ser um doador de sangue e que ele não salvará apenas uma vida e sim outras.
Fiquei feliz, nosso grupo de dez pessoas quatro doaram, uns ainda com medo, outros porque não puderam, por ter adquirido Malária, hepatite e hemoglobina muito baixa não puderam doar. Dois fizeram a primeira doação e ficaram motivados outras vezes doar. Ressaltando que todos que doam tem uma reação, uns não sentem nada e outros uma hipotensão que passa rápido, depois de um lanchinho.
Escolhemos a faculdade FAPEN para fazer a Captação de Doadores de Sangue, e em cada sala que passamos, vimos que realmente ainda são poucos os doadores entre alunos e funcionários que ali trabalham. Colocamos que estávamos ali para fazer captação, um chamado para serem voluntários e transformar essa captação quem sabe em uma campanha dos alunos da FAPEN.
Informamos que os doadores precisam entender que devem doar sangue não só atendendo ao apelo de que os estoques estão acabando ou simplesmente esperando campanha para pegar brindes, camisas. É preciso pensar que os estoques têm que estar nos níveis adequados no atendimento no caso de urgência. O ideal é que todas as pessoas doem sangue independente da necessidade de parentes e conhecidos. Muitas cirurgias que necessitam de sangue muitas vezes são suspensas por falta do mesmo. Precisamos mudar essa realidade.
...