Caracteristicas do sarampo
Por: Luana Castro • 11/3/2018 • Artigo • 365 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é de estrema importância pós disponibiliza conhecimentos relacionados a patologia conhecida como sarampo, cujo é uma doença infecto-contagiosa do sistema respiratório, causada pelo vírus Morbillivirus.
Desenvolvimento
Entre todas as doenças comuns da infância, o sarampo é considerado a mais grave e a mais contagiosa de todas. Por isso, o controle epidemiológico da doença é extremamente importante, pois o potencial de transmissão é muito alto. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
Não há tipos de sarampo, somente fases de apresentação e complicações relacionadas à doença. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
As primeiras manifestações de sintomas são febre, que costuma ser alta, tosse, conjuntivite e coriza. Esses sintomas são facilmente confundidos com uma gripe comum e em geral, a transmissão é mais elevada nesse primeiro estágio da doença. Os primeiros sintomas aparecem entre 8 e 13 dias após entrar em contato com o vírus, esse é o período de incubação dele, após surgirem, os primeiros sintomas duram em média 5 dias, depois aparecem as erupções na pele. As manchas começam na face e descem para pescoço, tronco e membros. Em geral, essa fase dura aproximadamente 6 dias. Em seguida, as manchas, que eram avermelhadas, escurecem, ficando num tom mais amarronzado e descamam. Surgem também lesões da mucosa oral chamadas manchas de Koplik, que são pequenas placas avermelhadas com pontos brancos centrais próximas aos molares.
Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas. O tratamento dos sintomas consiste em: hidratação, alimentação saudável, suplementação de vitamina A, e medicamentos sintomáticos para febre, náuseas e vomito. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina tetraviral é indicada para prevenção do sarampo e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Outra opção é a vacina tríplice viral.
O sarampo é uma doença perigosa, principalmente para os grupos de risco, que são gestantes, que podem abortar, crianças muito jovens e idosos.
...