DESAFIO ENFERMAGEM 1 SEM
Por: alinegasoto • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 5.039 Palavras (21 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO DOURADOS/MS
CURSO DE ENFERMAGEM
DESAFIO PROFISSIONAL
NAVIRAI/MS
2015
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO DOURADOS/MS
CURSO DE ENFERMAGEM
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional como requisito para obtenção de notas, no Curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera UNIDERP, 1º semestre, Polo Dourados/MS, sob a orientação da Professora à Distância: Simone N. de Souza e a Tutora Presencial Juliana Basílio.
NAVIRAI/MS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2. HOTELARIA HOSPITALAR 3. HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE FISICO HOSPITALAR 4. A HUMANIZAÇÃO E O AMBIENTE FÍSICO 5. HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR 6. ATENÇÃO Á SAÚDE A PESSOA COM DEFICIENCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE (SUS). 7. SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 8. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NOS SERVIÇOS DO SUS 9. CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SAÚDE - A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM SAÚDE. 10. PROJETO DE HUMANIZAÇAO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR. 11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 04 05 07 08 08 14 15 11 12 17 19 20 |
- INTRODUÇÃO
Os estabelecimentos assistenciais de saúde são empresas complexas, abrigando diversos setores, cada um com sua especificidade e função. São empreendimentos que exigem grandes investimentos na construção, na compra de equipamentos e, principalmente, na manutenção dos custos operacionais. No setor público, esses custos operacionais crescem proporcionalmente às transformações construtivas executadas sem planejamento. Além disso, os problemas iniciais de projeto, decorrentes de soluções arquitetônicas inadequadas ao clima, são agravadas com as ampliações para o atendimento da demanda crescente de pacientes e o acompanhamento de novas tecnologias e equipamentos.
Sendo assim o objetivo deste trabalho é entender como é realizada a Humanização dentro dos Hospitais, qual o papel do Enfermeiro e como isso afeta na vida dos pacientes.
2. HOTELARIA HOSPITALAR
A Hotelaria hospitalar busca organizar um espaço humano, com a função de contribuir no aprimoramento do sistema hospitalar. A enfermagem ao cuidar do seu paciente também se preocupa com o ambiente, sabendo que pode interferir no seu processo de recuperação. A enfermagem focal o ambiente terapêutico, diferente da hotelaria hospital, que busca proporcionar um ambiente saudável e harmônico.
Além de seguro, o hospital precisa ser percebido pelo cliente como hospitaleiro, receptivo, sendo a hospitalidade oferecida de uma forma mais ampla, abrangendo os aspectos tangíveis ou intangíveis do atendimento. Isso só é possível alcançar quando existe um compromisso do hospital em valorizar seus trabalhadores, funcionários, colaboradores e estes são comprometidos com a hospitalidade. (DIAS, 2002).
Isto é a participação para escala humana, por intermédio de elementos materiais- sistemas material (paredes, portas, janelas, painéis, pisos e tetos), para atender um conjunto de necessidades humanas e especificas. Juntar-se a este espaço equipamentos adequado e o trabalho cria o ambiente do cliente.
Portanto a hotelaria hospitalar tem a função de contribuir para o aprimoramento do sistema hospitalar, que deve ser o resultado de matérias, trabalho e valores.
O homem de acordo com Maslow (Apud. MAXIMIANO, 2000) tem necessidades inerentes a sua condição humana e que obedecem a uma hierarquia. A primeira categoria delas são as necessidades básicas de sobrevivência, dentre as quais pode se destacar a necessidade de abrigo. A hoteleira hospitalar deve suprir essa necessidade por intermédio da criação de um ambiente seguro, agradável, alegre, limpo, organizado para seu cliente. A enfermagem, ao cuidar do seu cliente, entretanto seu foco é direcionado para proporcionar um ambiente terapêutico e seguro enquanto executa as ações inerentes o cuidado da enfermagem, muitas vezes nem sempre significa buscar proporcionar um ambiente agradável e alegre. O foco da hotelaria hospitalar, cujo objetivo é ajudar a criar condições ambientais que facilita o processo terapêutico.
A hotelaria hospitalar pode ser vista como uma filosofia de atendimento ao cliente de saúde, que busca proporcionar condições que envolvem variadas atividades inerentes ao receber o ser humano, essas atividades abrangem não só os aspectos comerciais ligados a hotelaria, tais como hospedagem, alimentação, restauração, e sim também o setor de recepção no próprio hospital. Inclui até o sistema urbano e sua infraestrutura podendo ser considerados ou não, como participantes desta filosofia, pois quando a facilidade de acesso ao hospital em relação ao transito de veículos, onde fica localizado, havendo uma preocupação em colocar placas nas vias públicas direcionando, orientando o cliente nota se uma demonstração da preocupação com a hospitalidade.
Segundo FIGUEIREDO (2003), o ambiente do cliente não é mais o lugar limitado em que o paciente ficava quando hospitalizado. As pessoas vivem no mundo, que é um grande sistema aberto, onde fazem trocas e se relacionam com outros, portanto enquanto hospitalizado, porque privar o cliente, ambiente do cliente é o seu mundo e não pode ser restrito, devendo proporcionar a sensação de relacionamento, (como visitas da família, religiosas etc.), e não de isolamento.
É fundamental, tanto para o enfermeiro como para o profissional de hotelaria hospitalar, observarem e perceberem o todo ao seu redor e a si mesmos, para contribuírem, para criação de um ambiente adequando para os clientes.
...