Depressão A Sistematização da Assistência de Enfermagem
Por: Alexya Marques • 17/3/2020 • Projeto de pesquisa • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
SUMÁRIO
1.Introdução 03
1.1 Diagnóstico Clínico 04
1.2 Definição 05
1.3Sinais e Sintomas 06
Figura 1 06
1.4Tratamento 07
2.Sistematização da Assistência de Enfermagem 08
2.1Estudo de Caso:Entrevista 08
3.Diagnóstico de Enfermagem CIPESC 09
3.1Sistematização de Assistência de Enfermagem na Saúde Mental 09
4.Referências Bibliográficas 10
1.Introdução
O trabalho abaixo foi realizado em cima de um estudo de caso, onde ocaso escolhido está relacionado a um dos maiores problemas da atualidade, a depressão. Cada vez mais novos casos surgem na sociedade, seja de forma ainda tratada ou de forma letal, ou seja, em casos letais a descoberta ou tratamento foi tardio.
A depressão de forma geral entrou na “moda”, e infelizmente ainda é mau visto e mal interpretado, as pessoas não sabem como lidar com a depressão e pior não sabem como ajudar pessoas depressivas.
Se as pessoas aprenderem e entenderem a depressão muitas vidas podem ser salvas, e não de é forma medicamentosa mas, sim de forma humana, a resposta nesse problema está no entendimento.
1.1 Diagnóstico Clínico
Trata-se da identificação do problema, onde todos os sinais e sintomas são avaliados, e interpretados pelo o profissional responsável pelo atendimento.(1)
O diagnóstico precoce é de extrema importância, porque quanto mais rápido for identificado a depressão em uma pessoa mais eficaz será o tratamento, infelizmente muitas pessoas deixam de ir atrás de ajuda por medo das represarias que pode sofrer, e assim quando procuram por ajuda a pessoa já esta em um estágio crítico do problema.
A depressão tornou-se uma das maiores preocupações da atualidade, principalmente entre os jovens que geralmente não procuram por ajuda por medo das reações dos pais e familiares.(1)
Acontecimentos como bullying , preconceito e perdas (emprego, mortes,divórcios, etc), são grandes fatores que levam as pessoas a depressão, perdas importantes e dificuldades também estão entre os fatores.(1)
1.2 Definição
A depressão vem sendo estudada nas últimas décadas, em forma de tentar entender os mecanismos subjacentes à depressão e em que consistiria sua diátese. Hoje parece consensual, o que não faz prescindir da necessidade de se estudar com cuidado cada possível fator em particular. Houve um crescente fortalecimento da importância atribuída ao papel da neurotransmissão cerebral na fisiopatologia dos estados de humor. Uma ampla gama de substâncias presentes no cérebro tem sido identificado, como agentes neurotransmissores e neuromoduladores. (1)
Dentre as possíveis diferenças nas manifestações depressivas entre homens e mulheres, em âmbito biológico, chamam a atenção o funcionamento hormonal e suas consequências. Até a adolescência, a prevalência de depressão parece ser semelhante entre os dois sexos (Kessler e Walters, 1998). (1)
A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável. Os tipos de depressão são: clássica, distimia ( forma crônica),
A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam.
Reconhecer a depressão é frequentemente o maior obstáculo para diagnosticar e tratar a depressão. Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passa pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam. (1)
1.3 Sinais e Sintomas
Existem vários sintomas que levam ao diagnóstico da depressão , o maior problema com essa doença é que as pessoas tem medo ou vergonha de procurar por ajuda.Abaixo estão alguns exemplos de sinais e sintomas da depressão.(2)
• Apatia, falta de motivação
• Medos
...