Diagnostico de enfermagem
Por: dricamina • 25/4/2015 • Projeto de pesquisa • 557 Palavras (3 Páginas) • 805 Visualizações
Nome: Adriana Lopes Mina
RA: 6805401620
Curso: Enfermagem 5°semestre
Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem
- Risco de perfusão tissular cardíaca diminuída, caracterizada pela hipertensão arterial, relacionado à antecedentes familiares, sobrepeso e tontura.
1- Orientar o paciente a monitorar a PA em casa ou em postos de saúde pelos menos 1x ao dia ou sempre que sentir algum sintoma.
2- Orientar o paciente para perca de peso e os riscos que ele esta correndo.
3- Orientar para tomar os medicamentos prescritos todos os dias e nos horários estipulado pelo médico.
- Risco de perfusão tissular periférica ineficaz, relacionado à conhecimento deficiente de fatores agravantes, ex: tabagismo.
1- Orientar o paciente a deixar de fumar, os sintomas que ele vai sentir, da recaída e escolher um método para deixar de fumar se necessário procurar um médico especialista.
2- Mostrar os riscos que ele esta correndo e as doenças que ele pode ter, inclusive morte precoce.
3- Orientar os danos ao meio ambiente, redução da qualidade de vida do fumante e de sua família.
- Estilo de vida sedentária caracterizado por escolher uma rotina diária sem exercícios físicos relacionados a conhecimentos deficientes sobre os benefícios que a atividade física traz para a saúde.
1- Orientar o paciente à procurar um cardiologista para avaliação antes de começar a realizar os exercícios físicos.
2- Orientar o paciente à começar fazendo caminhada
3- Orientar o paciente aos benefícios que a atividade física traz para a saúde.
- Nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais caracterizada pelo estilo de vida sedentária relacionada à ingestão excessiva em relação as necessidades metabólicas.
1-Orientar o paciente à procurar um nutricionista para elaborar um cardápio com menor ingestão de calorias.
2- Praticar atividades físicas regularmente.
3-Comer de 3 em 3 horas em poucas quantidades, evitar frituras, refrigerantes, doces e etc.
- Risco de função hepática prejudicada que pode comprometer a saúde, relacionado ao abuso de substancias, ex: álcool.
1- Orientar o paciente a parar de beber.
2- Procurar um médico se achar necessário para uso de medicamentos para ajudar o abandono da bebida ou participar de grupos de aconselhamento.
3- Orientar o paciente dos riscos que ele esta correndo e as doenças que ele pode adquirir se não parar de fumar.
Medidas Proposta ao Paciente para melhor Qualidade de Vida
- Manter o peso adequado, mudando hábitos alimentares: o excesso de peso tem grande relação com o aumento da pressão arterial, todos os hipertensos com excesso de peso devem ser incluídos em programas de redução de peso, mudando completamente também seus hábitos alimentares.
- Não abusar do sal, utilizar outros temperos naturais que ressaltam o sabor dos alimentos: O sal tem sido um fator importante no desenvolvimento e aumento da pressão arterial, por isso devem ser evitados alimentos processados industrialmente, como, alimentos processados industrialmente, enlatados, em conserva, embutidos e defumados, orientar o paciente a ler o rótulo dos alimentos para observar a quantidade de sódio contida nos alimentos.
- Praticar atividade física: O exercício físico regular reduz a pressão arterial, e produzem benefícios a saúde, nos exercícios físicos podem também ser incluída caminhada, natação e ciclismo.
- Abandonar bebidas alcoólicas e o uso do cigarro: O consumo excessivo de álcool eleva a pressão arterial, e o uso do cigarro aumenta o risco de doenças coronarianas.
- Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranqüila: Orientar o paciente a manter a calma em certas situações, pois, o estresse também eleva a pressão arterial, fazer técnicas de relaxamento como: ioga, psicoterapia.
...