Doenças do sistema renal
Por: fernan1234 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Insuficiência renal aguda (IRA): é uma perda súbita e quase completamente da função renal durante um período de horas a dias. Se manifesta com oligúria, anúria ou volume de urina normal. Além do volume o paciente com IRA apresenta níveis séricos crescentes de uréia e creatinina e retenção de outros produtos metabólicos residuais.
Prevenção da IRA: Fornecer hidratação adequada aos pacientes com risco de desidratação. Monitorar as pressões venosa central e artéria e o débito urinário a cada hora, nos pacientes criticamente doentes. Tratar hipotensão de imediato. Evitar e tratar de imediato as infecções, as quais podem produzir lesão renal progressiva. Dar atenção meticulosa aos pacientes com sondas de demora. Evitar os efeitos medicamentosos tóxicos, monitorar a dosagem.
Insuficiência renal crônica: A insuficiência renal crônica, é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal, na qual fracassa a capacidade do corpo para manter os equilíbrios metabólico e hidroeletrolítico, resultando em uremia.
Manifestações clinicas da insuficiência renal crônica: a hipertensão por retenção de sódio e agua, a insuficiência cardíaca e o edema pulmonar causado pela sobrecarga hídrica, a pericardite. Prurido intenso (coceira).
Histórico da doença renal terminal:
- Estágio 1: reserva renal diminuída, caracteriza por uma perda de 40 a 75% da função renal. Em geral o paciente não apresenta sintomas porque os nefrons remanescentes são capazes de realizar as funções renais.
- Estágio 2: A insuficiência renal ocorre quando 75 a 90% da função do néfron foram perdidos. Nesse ponto a creatinina e a ureia séricas aumentam, o rim perde sua capacidade de concentrar a urina e a anemia se desenvolve. O paciente reporta poliuria e nicturia.
- Estágio 3: A doença renal em estágio terminal, acontece quando existem menos de 10% dos nefrons funcionando. Todas as funções excretoras, reguladoras e hormonais do rim estão gravemente prejudicadas. Há níveis elevados de uréia e creatinina, bem como desiquilíbrio eletrolítico. Quando o paciente chega a esse ponto a dialise é indicada.
...