Enfermagem
Por: natalia24 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
ESTUDO DE CASO 1.
Em 14/06/97, no município de São Pedro, um escolar de 10 anos chamado J. P. M., acompanhado de sua mãe, chegou à Unidade de Saúde Mar Azul apresentando febre alta, há mais ou menos 5 dias, tosse seca, coriza (nariz escorrendo) e exantema (manchas avermelhadas) por todo o corpo. Durante o atendimento médico foi prescrito antitérmico, hidratação oral e repouso no domicílio. A mãe foi informada que a criança estava com uma virose e, após receber as orientações do serviço de enfermagem, foram liberados.
1.O médico não suspeitou de sarampo. Para a vigilância epidemiológica, qual a definição de caso suspeito de sarampo? E caso confirmado?
Em 16/06/97, a equipe de vigilância epidemiológica municipal realizou uma visita domiciliar para coletar dados mais fidedignos quanto à data do início dos sintomas (09/06/97), verificar se o caso se enquadra na definição de suspeito de sarampo, procurar outros casos suspeitos entre os familiares, vizinhos, amigos e preencher a ficha de investigação.
2. Preencha a ficha de investigação para doenças exantemáticas com as informações que você tem.
No dia 20/06/1997, seis dias depois, a criança não apresentava melhora do quadro clínico, com persistência de febre alta e tosse, agora com catarro. Retornaram à Unidade de Saúde e, após a reavaliação médica, foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Municipal, onde foi internado com suspeita de sarampo e pneumonia.
Você, junto com os demais integrantes da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de São Pedro, realizaram então, um levantamento de dados nos últimos 2 meses. Puderam observar que, desde o mês de maio, o número de pessoas atendidas com febre, exantema, tosse, coriza e conjuntivite, havia aumentado em relação aos meses anteriores, sendo que alguns desses casos haviam sido hospitalizados com complicações respiratórias. Após a investigação clínico-epidemiológica dos casos selecionados e revisão do registro de notificação, verificou-se que o serviço de saúde não estava notificando os casos suspeitos de sarampo.
Felizmente, João Paulo evoluiu bem, recebendo alta hospitalar em 27/06/1997. Entre as pessoas descobertas com sarampo, verificou-se que havia um amigo de João Paulo, que apresentou exantema no dia 04/06/1997. Eles estiveram juntos, na casa de outro amigo jogando videogame, no começo do mês e, João Paulo lembrava-se que o amigo estava “gripado”.
Após a revisão dos dados, através dos prontuários e da busca ativa nas unidades de saúde e nos domicílios, vocês, da equipe de vigilância epidemiológica do município de São Pedro, atualizaram o sistema de informação (SINAN) e confirmaram 37 casos de sarampo.
3. E agora? Quais outras medidas a Vigilância Epidemiológica deve tomar?
...