Exemplo de pia(enfermagem)
Por: Juzzinha Starfish • 6/4/2016 • Dissertação • 576 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
RELATÓRIO AULA PRÁTICA-Digestão/Hidrólise/Identificação do Amido
Rio Claro, 2014
1° EXPERIÊNCIA-DIGESTÃO DO AMIDO
INTRODUÇÃO:
O amido é conhecido também por glicose, por meio da digestão de carboidratos. O processo de digestão começa pela boca, através se uma enzima presente na saliva chamada amilase. Avança para o intestino delgado e não passando pelo estômago,porque a amilase não atua no pH altamente ácido do suco gástrico. Em seguida a amilase vai completar a modificação do amido em maltose e isomaltose, que serão hidrolisadas (quebradas) por enzimas presentes no intestino até atingirem sua composição básica, a glicose, finalizando a digestão do amido.
MATERIAIS:
Estante
Tubos de ensaio
Iodo
Pipeta
Pipetador
Farinha de trigo
Relógio
Placa de vidro
PROCEDIMENTO:
Foi colocado em tubo de ensaio um pouco de solução de água, amido (farinha de trigo) com o auxilio da pipeta e ainda acrescentado saliva. Foi homogeneizada a solução e depois de 2 minutos foi colocada uma gota da solução na placa e pingou 1 gota de Iodo, esperado mudar a cor e observado.Foram realizados vários testes de acordo com a tabela a seguinte.
RESULTADO:
TEMPO COR INICIAL RESULTADO
0´ branco branco
2´ branco amarelo
4´ branco roxo
6´ branco roxo
8´ branco roxo
10´ branco roxo
CONCLUSÃO: Foi notada nessa experiência a digestão inicial do amido. Como o Iodo é um identificador de polissacarídeos (amido), deu pra notar que fez sua coloração ficar da cor roxa. A saliva contem substâncias como a Amilase que em contato com o amido quebra suas moléculas, não alterando muito a coloração.
EXPERIÊNCIA 2- HIDRÓLISE ÁCIDA DO AMIDO
INTRODUÇÃO: A hidrólise é realizada pelas enzimas amilases existentes na saliva e suco pancreático,quando ocorre a quebra de uma molécula por obra da molécula de água,para que seja eficaz, deve haver altas pressões e altas temperaturas. Na maioria dos casos, apenas se tem uma hidrólise rápida quando se emprega substâncias aceleradoras do processo como agentes catalisadores de hidrólise.
MATERIAS:
Estante tubo de ensaio
Iodo
Pipeta
Pipetador
Farinha
Glicose
Água destilada
Banho Maria
Hcl (acido clorídrico)
Prendedor
PROCEDIMENTO:
Foi colocado em tubos de ensaio com o auxilio da pipeta uma solução de água e amido (farinha de trigo), deixando-os de banho-maria conforme o tempo na tabela abaixo, após o tempo estimado, foi pingado Iodo e observado a coloração.
Em um tubo foi adicionado amido, saliva e Iodo para identificação da cor do amido. Nos outros tubos foram adicionados glicose e Iodo para identificar a cor da glicose.
RESULTADO:
TUBO TEMPO EM MINUTOS COR INICIAL COR FINAL
1 x Roxo Branco
2 x Amarelo Amarelo
3 2 min Branco Azul
4 4min Branco Azul
5 6min Branco Azul
6 8min Branco Azul
...