TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro o Que é Enfermagem

Por:   •  8/5/2017  •  Abstract  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

Ronniwesley Batista dos Santos

Fichamento do livro “O que é Enfermagem”

Cachoeira, Ba

2014

Referência LIMA, M. J. O que é enfermagem] s. raio

Capítulo 1

        Explica muito bem sobre o que é a enfermagem e que o profissional deve estar sempre preparado para o que vier tanto físico como emocional para alegrar, deixar calmo, apaziguar, animar, fortalecer paciente.

Capítulo 2

        Mostra sobre a existência das mulheres enfermeiras, mas muitas morreram pois a igreja afirmava que elas tinha poderes vindo do demônio e que elas eram bruxas.

As únicas mulheres que ainda mantinha os prestígio eram as parteiras, mas o perderam com o crescimento da igreja.

E o status por cuidar mudou para os homens os técnicos.

1941 foi feito o primeiro curso de auxiliares de enfermagem a escola Anna Nery.

Capítulo 3

        Apresenta as metas que o enfermeiro deve ter e sabendo reconhecer e tratar os pacientes tanto físicas com psicológicas, e como os enfermeiros manterem a higiene das habitações.

E Florence mostrou o território da enfermagem e diferenciou do território da medicina mostrando que o enfermeiro é mais hábil em cuidar e os médicos em operar e tratar de doenças e ferimentos internas (cirurgias etc.) . Sobre os meios que usam para não só tratar, mas para prevenir as doenças.

Capítulo 4

        As ações da enfermagem sobre os sinais exercidos pelo corpo quando ficamos doentes, e mostra o quão os enfermeiros se tornam importantes nas vidas das pessoas depois de realizar seu trabalho, mas também sobre quando a pessoa esta fraca sem forças para continuar lutando ele tem que ajudar para os pacientes sempre se mantenham fortes e dispostos a enfrentar doenças não deixando-os desanimar incentivar a sempre lutar.

Capítulo 5

O campo de trabalho nas áreas de saúde é um dos mais vastos, notamos o mesmo na enfermagem. Ações comunitárias de prevenção a saúde, trabalho em hospitais, postos de saúde, escolas de formação, centros de experimentação e pesquisa são algumas das especialidades da profissão, porem não é equivalente a valorização.

Capítulo 6

           Na década de 30, a escola de enfermeiras Anna Nery, é reconhecida como escola oficial padrão, além disso, é instituído o dia da enfermeira no dia 12 de maio. A jornada de trabalho também é regulamentada em 38 horas semanais, na década de 50 a associação brasileira de enfermagem é decretada entidade de utilidade publica.

Conhecer a legislação é de suma importância, para recuperar as conquistas da categoria, valorizando-as, exigindo seu cumprimento e reavaliando sua dinâmica segundo a necessidade de cada época.

Capítulo 7

        O campo de trabalho nas áreas de saúde é um dos mais vastos, notamos o mesmo na enfermagem. Ações comunitárias de prevenção a saúde, trabalho em hospitais, postos de saúde, escolas de formação, centros de experimentação e pesquisa são algumas das especialidades da profissão, porem não é equivalente a valorização.

Capitulo 8

A primeira conquista foi a da autonomia física, o que implica exercer autocontrole sobre nossa vida, corpo, vestuário, sexualidade e fertilidade. A consolidação da autonomia física depende de cada profissional exercitar o autocontrole e a auto-realização, o que significa exercer enfermagem sem submissão.

No nível de autonomia econômica, permanece a luta por salários iguais para jornadas de trabalho equivalentes entres profissionais de saúde. Além disso, politicamente buscamos acesso a bens materiais e serviços, como creches, refeitórios coletivos, vale-transporte, vale alimentação, entre outros.

Além  do acesso ao saber, usufruir das oportunidades de acesso ao lazer, manifestações culturais, moradia, alimentos, segurança, e ao controle de divulgação das imagens dos enfermeiros (as) e equipes nos meios de comunicação.

Capitulo 9

Os centros de ensino devem rever os conceitos sobre saber, poder,  dinheiro, burocracia, registro linguísticos, racismo, gênero, sexismo, símbolos e imagens, entre outros. Depois dessa revitalização é preciso:

  • Socializar esses novos conhecimentos entre os níveis da categoria
  • Organizar uma plataforma dinâmica e permanente de encontros entres os (as) agentes da profissão
  • Estimular transformações na área educativa, por meio de um processo de ensino transdisciplinar que incorpore novas disciplinas
  • Agir e reagir sobre a estrutura social do ensino e dos serviços, gerando conhecimento nono, que integre a teoria pratica e que venha a ser sistematizado
  • Incentivar o trabalho coletivo, desenvolvendo o intercambio e a complementariedade entre os (as) agentes da profissão.
  • Divulgar a responsabilidade das instituições e organizações de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com