Fichamento do livro o paciente como ser humano
Por: Keyla16sabrina • 22/4/2024 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
FICHAMENTO POR CAPÍTULO DO LIVRO “O PACIENTE COMO SER HUMANO”
Capítulo 1: O que está certo com o paciente?
Referências bibliográficas: REMEN, Rachel Naomi. O paciente como ser humano. 3ª ed – São Paulo: Summuns, 1993.
1. Resumo:
O livro expressa a influência de uma doença na vida psíquica do ser humano, e a forma em que os profissionais da área da saúde devem acolher esses pacientes. As pessoas que estão doentes ou com problemas, devidamente se encontram debilitadas, sendo de grande importância o profissional de saúde estar preparado para ajuda-los a encontrar forças para superar, pois mesmo a pessoa estando debilitada possui forças no seu interior, o que falta é estimula-la, para que ajudem na resolução do problema e restabeleçam o bem-estar do indivíduo.
Quando uma pessoa que tem determinada doença ou problema, é taxado como o “asmático” ou o “psicótico” ao invés de ser tratado como ser humano, lhe gera grandes prejuízos e dificulta sua vida. Porém quando o profissional trata o paciente dessa maneira, isso não quer dizer que ele não se importe com a situação, mas que está evitando o sofrimento, pois a doença e a morte fazem parte do cotidiano.
2. Palavras-chave:
Diagnóstico, paciente, área da saúde, sofrimento humano, enfermidade, doença, tratamento, cuidados, instituições sociais, rotular.
3. Citações importantes:
“Há uma inegável tendência no pensamento contemporâneo a enxergar, a nós mesmos e aos outros, não como se tivéssemos nossas doenças, mas como se fossemos nossas doenças” (REMEN, 1993, p. 24).
“Ao rotularmos a nós mesmos e aos outros como “epilético”, “diabético”, “asmático”, ou coisa parecida, dificultamos a percepção dessa individualidade” (REMEN, 1993, p. 25).
“Os seres humanos são muito mais do que seus corpos, e assim o rótulo diabético nos diz pouca coisa a respeito da pessoa a quem está sendo aplicado, sobre quem ela é e no que pode se tornar” (REMEN, 1993, p. 26).
4. Reflexões pessoais:
Muitas das vezes nós nos nomeamos ou nomeamos os outros como se a pessoa fosse a doença que ela carrega, mas somos além disso, somos seres que temos sentimentos, emoções, então é necessário fazermos de tudo para que fique tudo bem com nossa saúde física e psicológica, nos ajudando e procurando ajuda de profissionais especializados.
...