IMPLEMENTANDO O CUIDADO EM REDE
Por: Kalma • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 866 Visualizações
Estudo de Caso
Márcia dos Santos Ribeiro
Trabalho da disciplina Atuação Em Base Territorial
Tutor: Prof. Jose Carlos Oliveira
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso:
IMPLEMENTANDO O CUIDADO EM REDE
A Equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF denominada Paraíso, atua numa grande favela da Região Metropolitana da capital do estado. O ACS Pedro, ao realizar o cadastramento das famílias de sua micro área de atuação, visitou a casa da D. Clotilde, 33 anos, que está grávida e é doméstica. Seu marido Carlos, 51 anos, desempregado, faz biscates na comunidade. O casal tem 4 filhos (Ana de 11anos; Maria de 9 anos; Letícia de 8 anos e Carlos de 5 anos). A renda familiar é de pouco mais de um salário mínimo.O ACS Pedro faz a abordagem à família, a observa a partir de uma visão geral, e conhece sua prévias necessidades. O mesmo facilita a criação de um vínculo entre eles por meio de diálogo. Ouve suas queixas e a orienta quanto à estratégia de Saúde da Família. Dá orientações à grávida sobre seu acompanhamento mensal na Unidade de saúde e sobre as visitas que ele fará à residência dela também. Ao término da visita, Pedro a orienta sobre o início de seu pré-natal na unidade de Saúde da Família - USF, que fica próxima da sua casa.
Chegando à USF, D. Clotilde foi encaminhada para o atendimento com o Dr. Carlos, onde ele constatou que a mesma já estava com 20 semanas de gestação. Este fez perguntas sobre a gestação, se foi planejada ou não, sobre histórico regresso ou atual de doenças, e ainda a respeito da ocupação da gestante para identificação de riscos potenciais. O doutor deu todas as informações sobre o bebê e a gestação. Prescreveu alguns medicamentos, solicitou os exames de rotina do pré-natal, imunização da gestante, e fez encaminhamento para a nutrição e odontologia. E marcou sua consulta de retorno. A mesma foi orientada sobre sua maternidade e referência para o parto; o nome e o endereço de referência, informações que foram anotadas no cartão de Pré-Natal. Foi também agendada uma visita da gestante à maternidade.
Ao buscar o medicamento na farmácia da unidade foi bem atendida pelo profissional, o qual lhe entregou a medicação prescrita pelo médico. De igual modo, foram agendadas suas consultas com nutricionista e odontologista. A gestante está ciente de que o resultado dos exames são após a coleta, o qual ela receberá no próprio dia da consulta, já agendada.
Na semana seguinte D. Clotilde sentiu em casa falta de ar, mal estar generalizado e aperto no peito. Ela foi atendida na USF, onde foi muito bem acolhida pelos profissionais. Todos os procedimentos necessários foram feitos e viram que tudo estava bem com o bebê. A mesma foi orientada pala equipe de saúde e assim liberada.
Ao completar 40 semanas, D. Clotilde entra em trabalho de parto e é levada à sua maternidade de referência pela Cegonha Carioca. O novo membro da família – Matheus - nasceu saudável de parto normal. D. Clotilde é orientada a retornar para a consulta do
...