Infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva neonatal
Por: Wellington Queiroz • 17/3/2017 • Artigo • 298 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
Artigo “Infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva neonatal: Uma revisão da literatura.” Publicado por. Uni Novafapi Centro Universitário.
Por volta do século XIX surgiram os primeiros berçários, a princípio para atender prematuros. E ao decorrer do tempo passaram a atender todos os recém-nascidos para mantê-los protegidos, alimentados e na temperatura correta.
Em meados do século XX o berçário passou a ser também UTIN (Unidades de internação neonatal e unidades de terapia intensiva neonatal) para além dos cuidados anteriores, também protegê-los de infecções hospitalares através da prevenção e controle de infecções.
Segundo o Ministério da Saúde infecção hospitalar é toda infecção adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, relacionada também a qualquer outro procedimento básico hospitalar.
No Brasil temos um grande crescimento de casos de infecção hospitalar, o que acaba gerando maiores gastos para o tratamento desses pacientes. As unidades neonatais também não ficam para trás, pois no Brasil possuem taxas altas de infecção hospitalar que estão relacionadas a má estrutura física, condições de trabalho ruins e sobrecarga da equipe de enfermagem das UTIN’s.
Apesar do surgimento de antibióticos nas últimas décadas, ainda temos as infecções hospitalares como a maior causa de morbi-mortalidade neonatal, resultado de vários fatores que influenciam na aquisição dessas infecções, entre eles aspectos socioeconômicos, profissionais mal treinados, e falta de equipamento nas UTIs neonatais que deveriam ser bem equipadas e com profissionais bem treinados para manter os recém-nascidos seguros de qualquer tipo de infecção hospitalar.
Sabe-se que unidades de internação neonatal devem manter todos os recém-nascidos protegidos de qualquer infecção hospitalar buscando seguir medidas de prevenção e controle de infecções. E para que tais medidas sejam eficazes é necessário boa estrutura física das UTINs e uma equipe de saúde treinada e atualizada a respeito dos cuidados ao recém-nascido.
...