Infraestrutura Escolar
Por: Clararodriigues • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 654 Visualizações
O Planejamento da infraestrutura escolar deve respeitar as normas de controle e vigilância sanitária vigentes.
Os princípios básicos para a construção de uma unidade educacional são baseados no planejamento e viabilidade de a implantação desta unida. E também é levado em conta as características ambientais, projeto arquitetônico, detalhes técnicos e especificações de acabamento e materiais que serão usados.
A Secretaria de Educação estabelece diversas regras que devem ser atendidas.
Para a realização deste projeto, é exigida a formação de uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas, tais como professores, arquitetos,engenheiros, profissionais da área de saúde, de educação de administração e representantes da cominudades.
PARÂMETROS CONTEXTUAIS-AMBIENTAIS
Na implantação de uma unidade educacional, recomenda-se que a área construída de ter 1/3 da área total do terreno e não ultrapassar 50%.
LOCALIZAÇÃO:
Áreas para construção de escolas devem possuir infraestrutura básica, como saneamento básico, rede elétrica, rede telefônica e de transporte coletivo. Evitando-se terrenos inundáveis e provenientes de aterros sanitários
AMBIENTES:
Para um perfeito funcionamento, a escola deve ter espaços como, salas de atividades, berçários, refeitórios e outros locais necessários para um bom funcionamento da mesma.
CONFORTO TÉRMICO:
Este conforto térmico é adquirido com cruzamento de ventilação do ambiente, por meio de aberturas nas paredes opostas e em alturas variáveis. Estas medidas evitam a ploriferaçãos de doenças, como alergias respiratórias.
ILUMINAÇÃO:
O projeto de iluminação deve explorar a luz natural em conjunto com a artificial, dando harmonia dentro dos ambientes.
REFEITÓRIO:
Este deverá ser dividido em dois setores distintos: o preparos dos alimentos e de refeição, mas ambos necessitam de boas condições de higiene, ventilação e segurança, além de mobiliários adequados.
INSTALAÇÃO HIDRÁULICA E SANITÁRIA:
Há normas a serem seguidas dentro das instalações sanitárias: nas áreas de recreação a proporção é de no mínimo um vaso sanitário e um lavatório para cada 100.
O uso de bebedouros de jato inclinado, com filtro antes da saída de d’água, em proporção de 1 para cada 100 alunos.
E obrigação do Conselho de Educação dos governos municipais e estaduais estabelecer critérios e padrões distintos de acordo com a região.
O Conselho de Educação deve fazer parceria com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e serviços de abastecimento, propondo melhores condições de saúde e segurança.
...