Maternidade Escola
Por: Raquel Júnia • 22/11/2015 • Seminário • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Estácio do Ceará
Unidade Via Corpvs
Curso: Enfermagem
Disciplina: Ensino Clínico II Prático
Visita Técnica:
MEAC – Maternidade Escola Assis Chateaubriand
FORTALEZA/CE
2015
Introdução
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Foram criados vários programas para ajudar a melhorar a saúde da população brasilleira, tais como a Rede Cegonha, Hospital Amigo da Criança e o Projeto Canguru, que serão brevemente abordados aqui.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
O Projeto Canguru é uma das iniciativas mais importantes praticadas no Centro Materno Infantil. Utilizada em bebês de baixo peso, a técnica procura substituir a incubadora. A mãe coloca o bebê na posição vertical, sobre o seu peito, em contato pele a pele com o bebê. Tudo isso acompanhado de um importante suporte por parte de uma equipe de saúde treinada e consciente da importância do método, que além de diminuir o tempo de internação, reduz os riscos de infecção e aumenta o vínculo entre a mãe e a criança. Assim, os bebês vão ganhando peso, através do permanente contato com suas mães, dividindo calor, carinho, conforto e segurança.
Objetivo
Temos como principal objetivo conhecer, identificar e observar os programas de saúde exercídos pela a unidade visitada e sua estruta como um todo. Vivenciar experiencias entre os pacientes e os profissionais da unidade .
Na emergência obtétrica e ginecológica, identificamos imagens que representam que a unidade segue o programa Rede Cegonha e que na sala de espera o acolhimento é feito por classificação de risco padronizada:
Vermelho I- Urgência Máxima: 0 mim. Trabalho de parto no período expulsivo, hemorragia genital e/ou dor aguda; Vermelho II - Muito Urgente: até 15 min. Gestante com menos de 20 semanas em trabalho de parto com contrações a cada 2 min, gestantes com PA maior que 160x100 mmHg ; Amarelo – Urgente: até 30 min. Hipertensão em gestante ou puérpera com PA maior ou igual a 140x90 mmHg e menor que 160x100 mmHg, gestante com sangramento genital ; Verde – Pouco Urgente: até 120 min. Reavaliação de enfermagem a cada 60 min. Gestantes com febre TAX menor que 38,5°C, sem sinais de desidratação, dor abdominal aguda de moderada a leve ; Azul – Não Urgente: avaliação médica por ordem de chegada ou encaminhamento para CSF com contato telefônico prévio e garantia de atendimento.
Na UTI Neonatal e identificamos o símbolo que é uma unidade que faz parte do projeto Hospital Amigo da Criança e do Projeto Canguru.
Caracterização da Unidade
- Localização
Rua: Coronel Nunes de Melo, S/N – Rodolfo Teófilo – 60430 - 270
Unidade bem localizada, com fácil acesso as pessoas.
- Estrutura física
Composta por: alojamento conjunto, ambulatório A + B, ambulatório C, ambulatório de mastologia, ambulatório de pré-natal de alto risco, ambulatório do adolescente, banco de leite, centro cirúrgico, centro de parto humanizado, clinica obstétrica, emergência, farmácia central, farmácia centro cirúrgico, farmácia clinica, nutrição e dietética, posto 1º andar (clinica obstétrica), posto 2º andar (clinica cirúrgica), projeto canguru, psicologia, sala de recuperação, UTI adulto, UCINCA, sala de ordenha, CCIH e vigilância epidemiológica, DHEG.
...