Meio de cultura
Por: Soraia1973 • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 793 Visualizações
Curso de Enfermagem
Disciplina: Relação Ambiente Microrganismo – 1° e 2º semestre
Professora Doutora Kátia Iseki
Acadêmicos:
Nomes: Aladia Koury RA: 0072599891
Fabíola Pedro RA: 1299108442
Giovana Busolin RA: 0085600485
Soraia Negreiros de Souza RA: 2981574033
Tatiane Mazetto Sberga RA: 0085602487
Relatório da Aula Prática
Aula Prática 3: Produção de Meio de Cultura Artificial em Placas de Petri
Data da Prática: 05/10/2015
[pic 2]
https://www.flickr.com/photos/34857812@N04/3234989087
1 - Introdução
Até aproximadamente 1880, os microrganismos eram cultivados em meios líquidos. Robert Koch e a sua equipe introduziram os meios de cultura sólidos, os quais permitiram o estudo de espécies isoladas (culturas puras), separando-as de espécies contaminantes. Os Sólidos Apresentam em sua composição de 1,5 a 2,5% de Agar. Temos também os Semi-sólidos que apresentam em sua composição até 1% de Agar.
Os microrganismos estão presentes no meio em que vivemos. Antigamente, acreditava-se que a origem de alguns seres vivos, ocorria por geração espontânea sem qualquer mecanismo de reprodução, mas o cientista Louis Pasteur, provou que o aparecimento de micróbios em meios nutritivos, se dava pelo contato de outros microrganismos presentes no ar. Sendo assim, iremos testar essa teoria, fazendo crescer fungos e bactérias em meio de cultivo.
2- Objetivo
Como produzir microrganismo fora do organismo do hospedeiro usando os meios de cultura artificial, e neste trabalho especialmente, por meio do Agar.
Verificar a presença de microrganismos em objetos, ambientes em meios de cultura.
3- Procedimento experimental:
Material utilizado para o preparo de um meio de cultura na aula prática:
- Agar
- Proveta
- Papel alumínio
- Água destilada 200ml
- Balança
- Erlenmeyer
- Coifa de papel para fabricação da boneca.
- Autoclave
- Banho Maria.
- Placas de Petri
Preparação:
- Medir na proveta 200 ml da água e transferir para o Erlenmeyer.
- Pesar o Agar na balança com papel alumínio, transferir para o Erlenmeyer e dissolver bem.
- Levar o Erlenmeyer com o meio para o banho Maria a 60°C, e a cada 3 minutos misturar para dissolução total do meio até que a solução fique transparente.
- Deixar esfriar na bancada, fazer a boneca e tapar a boca do Erlenmeyer.
- Autoclavar a 121°C por 15 minutos, guardar na geladeira até o dia de uso.
Na aula de Relação Microrganismo Ambiente (RAM) do dia 05 de Outubro de 2015, demos início de um experimento onde utilizamos uma proveta, erlenmeyer, pipeta, meio de cultura Agar, balança, papel alumínio, tripé, bico de Bunsen e algodão hidrofóbico, Alto Clave, fogo.
Medimos na Proveta 200ml de água destilada e despejamos no erlenmeyer, com o papel alumínio fizemos uma espécie de barquinho e o colocamos em uma balança onde nele colocamos 4,7gramas de Agar e despejamos esse meio de cultura no erlenmeyer. Utilizamos um tripé em cima de um bico de Bunsen onde acendemos e em cima do tripé foi colocado o erlenmeyer com a mistura e diluímos o ágar com a ajuda de uma pipeta até ficar quase incolor, após com a ajuda de uma luva retiramos o erlenmeyer de cima do tripé e fizemos uma espécie de tampa com o algodão hidrofóbico onde tampamos o erlenmeyer e colocamos um pedaço de papel alumínio com o nome do grupo e levamos para a Alto Clave onde ficara de repouso ate o retorno para continuidade do experimento.
4 – Discussão
A microbiologia tem por objetivo o estudo dos microrganismos e suas atividades. Os microrganismos compreendem as Bactérias, Fungos (bolores, leveduras e orelha de pau), Vírus (limiar da vida), Algas e Protozoários.
Meios de cultura quimicamente definidos
Meios de cultura quimicamente definidos são meios que contém quantidades conhecidas de ingredientes químicos. Utilizados por microbiologistas para cultivo de alguns microrganismos específicos, desenvolver microrganismos definidos; pois alguns microrganismos necessitam de nutrientes mais simples em quanto outros para se desenvolver precisa de nutrientes mais completos. Como os meios de cultura seletivos que contém substâncias que inibem o desenvolvimento de determinados grupos de microrganismos, permitindo o crescimento de outros. A maioria deles é também diferencial, permitindo diferenciar as colônias (sólidos) dos microrganismos.
Embora não existam meios específicos para todos os microrganismos, existem centenas de formulações para inúmeras finalidades. Alguns são meios gerais: permitem o crescimento de muitas espécies, outros são meios específicos que servem para identificação de espécies, por ex. Escherichia coli e Shigella sonnei em meio MacConkey
Os meios de cultura solidificados são muito importantes, pois permitem a identificação e isolamento de culturas puras (colônias, originadas de um único microrganismo), o que não é viável em meios de cultura líquidos.
Em sua composição geralmente há a inclusão de ingredientes não complexos como proteínas, hidrolisados, ingredientes livres de origem animal e outros ingredientes que possuem composição desconhecida.
Microbiologista e Meios de culturas
Fórmula
- Tryptone: 5,0
- Glicose: 1,0
- Yeast Extract: 2,5
- Agar: 15,0
- Ph: 7,0 + ou – 0,2 at 25 c.
Os Microbiologistas utilizam essa preparação química porque possui nutrientes necessários para que microrganismos de determinada amostra biológica se multipliquem permitindo seu estudo, identificação e análise.
Constituição do Agar
- Digestão péptica de tecido animal: 5.00
- Extrato de levedura: 1,50
- Extrato de carne bovina: 1,50
- Cloreto de sódio: 5,0
- Ph Final = 7,4 = 0,2
- Pó Homogêneo e livre circulante de cor creme a amarelo.
Finalidade do Agar nos meios de cultura
...