O Estudo de Caso
Por: Maria Eduarda Ribeiro • 21/9/2020 • Projeto de pesquisa • 274 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Câncer no fígado
O que é o câncer no fígado
Câncer de fígado é uma doença que possui como principais fatores de risco cirrose e as infecções crônicas causadas pelos vírus das hepatites B e C.
Estudo de caso:
J.C.O 70 anos, sexo masculino compareceu ao Pronto Socorro Municipal de Itabira relatando os seguintes sintomas, uma dor do lado direito que irradia para a região do ombro direito; cansaço; náuseas e vômitos e febre. O paciente foi encaminhado para o atendimento com o médico de plantão. Após uma conversa inicial, com o mesmo o médico solicitou os exames de exame de sangue; o ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética; e biópsia realizada por punção de um fragmento da lesão através da parede abdominal para obter o diagnostico inicial.
Por meio do exame de sangue foi identificado a presença de uma proteína liberada pela maioria dos tumores hepáticos malignos, na ultrassonografia foi encontrado a presença de nódulos sugestivo de um crescimento desordenado das células do fígado. A tomografia computadorizada pela imagem foi detectada acúmulos de pus (abcessos) e alguns distúrbios que afetam todo o fígado como o fígado gorduroso (excesso de gordura no fígado); na ressonância nuclear foi detectado um tumor e presença de metástases. A biópsia mostrou uma inflamação aumentada e cirrose.
Em seguida da avaliação dos exames pelo medico foi indicado o tratamento de quimioembolização (aplicação de microesferas contendo agentes quimioterápicos) e a terapia antiangiogênica, que consiste em aplicar dentro dos vasos que alimentam o tumor drogas quimioterápicas para interromper o fornecimento de sangue e inibir a formação de novos vasos.
...