O Estudo de Caso
Por: busco • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.517 Palavras (11 Páginas) • 277 Visualizações
A paciente A.A.R do sexo feminino internada desde dia 17/08/2015 às 13h: 18 min. na ala Clínica Médica Feminina do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) com o diagnostico médico Infarto agudo do miocárdio (IAM). Realizado a entrevista podem-se obter os seguintes dados: 66 anos de idade, morena, católica, nega tabagismo, aposentada, natural de Sena Madureira, Acre, residente da Rua Monsenhor Távora bairro COHAB, casa própria com boas condições de moradia, onde reside com o marido, mãe de sete filhos e avó de seis netos, com renda familiar de 900 reais. Possui relacionamento social satisfatório. De acordo com a paciente não há histórico familiar de doenças pregressas. Apresentou como principal queixa em consulta administrativa para o processo de internação, náuseas, sonolência, fadiga, sudorese, dispnéia e sensação de ansiedade há três dias. Praticante de atividade física regularmente tem como hobby a habilidade de fazer crochê. Encontra-se consciente, orientada, ativa, verbalizando. Ao processo de higienização toma dois banhos diariamente, lava os cabelos de um a duas vezes por semana, realizando a higiene oral todos os dias após as refeições. Deambula se a necessidade de ajuda, seu sono e repouso são preservados, aceita bem a dieta oferecida. Sua acompanhante e responsável e orientada sobre o problema de saúde da paciente e esta otimista com o seu tratamento. No momento encontra-se afebril, lote, normocorada, eupnéia, verificado os sinais vitais, sendo constatado: TAX= 36,6 C, FR = 26 mpm, FC= 90 bpm, PA= 126 X 82 mmhg.
Ao exame físico encontra-se normocorada, pele íntegra, normocefalica, com boa acuidade auditiva e visual, apresenta couro cabeludo higienizado e cabelos com pigmentação preta. Tórax simétrico expansibilidade torácica bilateral, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares fonéticos. Pulsos periféricos palpáveis, ritmo cardíaco regular. Abdômen plano, sem dor à palpação, ruídos hidroaéreos presentes, MMSS e MMII com sensibilidade e força motora preservada. Eliminações presentes e normais.
Medicações em uso
Omeprazol
Age na diminuição da quantidade de ácido produzida pelo estômago e é indicado para tratar certas condições em que há excesso de produção de ácido pelas células parietais do estômago. É utilizado para tratamento de úlceras gástricas (estômago), duodenais (intestino), e do refluxo gastro-esofágico (quando ocorre retorno do suco gástrico do estômago para o esôfago).
Paracetamol
Cada comprimido revestido contém: paracetamol: 750 MG, excipientes q.s.p.: um comprimido (ácido esteárico, amido, crospovidona, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol).
Este medicamento é indicado em adultos para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e cólicas menstruais.
Plasil
A Metoclopramida é um remédio antiemético e anti-nauseante que promove o esvaziamento do estômago, estando por isso indicado para tratar as náuseas e vômitos, devido ao aumento da motilidade do sistema gastrointestinal e das secreções do estômago.
A Metoclopramida é indicada para o tratamento dos distúrbios da motilidade gastrintestinal, como náuseas e vômitos.
Clexane
Profilaxia da TVP e recidivas; profilaxia do tromboembolismo pulmonar e prevenção da coagulação do circuito extracorpóreo durante hemodiálise.
Atenolol
Atenolol é um medicamento de uso oral conhecido comercialmente como atenol.
O atenolol diminui o ritmo cardíaco e controla a pressão sanguínea, sendo muito eficaz no tratamento de hipertensão. Dor no peito (angina);hipertensão arterial.
Aldactone
O Aldacone é um anti-hipertensivo e diurético de administração oral, que ajuda a reduzir o volume de líquido do corpo e o débito cardíaco, sendo indicado para na hipertensão, insuficiência cardíaca e inchaços relacionados com doença renal e do fígado.
A espironolactona é o princípio ativo do medicamento Aldactone, que pode ser encontrado comercialmente também com os nomes de Dacqua, Spiroctan ou espirolona em forma de comprimidos de 25mg, 50mg e 100mg.
Digoxina
É um fármaco utilizado no tratamento de problemas cardíacos. É um digitálico, ou seja, um glicosídeo cardiotônico.Tem efeito inotrópico positivo, ou seja, aumenta a força de contracção cardíaca Seu modo de acção é por meio da ligação reversível à Na+/K+ ATPase. Ao inibi-la, a digoxina aumenta a quantidade de sódio nocardiomiócito. Isto vai diminir a eficiência do trocador de sódio-cálcio (integra 3 Na+ por 1 Ca2+ eliminado do meio intracelular), diminuindo assim a excreção de cálcio. Desta forma vai haver um aumento da concentração de cálcio no interior da célula, o qual vai ser armazenado no reticulo sarcoplasmático, aumentando assim a quantidade de cálcio disponivel em cada potencial de acção. Consequentemente aumenta a força de contracção do coração (efeito inotrópico positivo) e diminui a frequência cardíaca (pois mais cálcio significa um maior período refractário).O meio pela qual é eliminada é normalmente pelo rim, e é nefrotóxica.
A digoxina pode ser utilizada no tratamento da insuficiência cardíaca e da taquicardia.
DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM
DIAGNOSTICOS | Objetivos / Metas | Prescrição de Enfermagem |
Integridade da pele prejudicada, relacionada com a hospitalização caracterizada pelo Acesso Venoso Periférico ( AVP). | -Manter a integridade da pele | -Realizar a mudança do Acesso a cada 72 horas. - Realizar massagem de conforto no membro onde foi feito o Acesso. |
Risco de infecção relacionado ao Acesso Venoso Periférico ( AVP). | -Executar o cuidar no local de inserção de dispositivos invasivos. | -Executar a assepsia do Acesso. -Trocar o Acesso a cada 72 horas. |
Ansiedade, relacionada a angústia caracterizada pelo estresse. | -Estimular o paciente quanto ao relato de sua ansiedade. | -Oferecer um ambiente calmo e agradável. - Proporcionar bem- estar. |
...