O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE QUALIDADE NO CENTRO CIRÚRGICO E NA SEGURANÇA DO PACIENTE
Por: rafaelanunes1942 • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 5.952 Palavras (24 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
RAFAELA NUNES DOS SANTOS
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE QUALIDADE NO CENTRO CIRÚRGICO E NA SEGURANÇA DO PACIENTE
MARABÁ-PA
2022
RAFAELA NUNES DOS SANTOS
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE QUALIDADE NO CENTRO CIRÚRGICO E NA SEGURANÇA DO PACIENTE
Trabalho de conclusao de curso para obtencao do titulo em bacharelado em enfermagem, apresentado a universidade Paulista-UNIP.
Orientador: Wagner Alves Ribeiro
MARABÁ-PA
2022
RAFAELA NUNES DOS SANTOS
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DE QUALIDADE NO CENTRO CIRÚRGICO E NA SEGURANÇA DO PACIENTE
Trabalho de conclusão de curso para obtenção de título de Graduação em Enfermagem apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/ __/___
Prof. Wagner Alves Ribeiro
Universidade Paulista – UNIP
_______________________/ __/___
RESUMO
O papel do enfermeiro no controle de qualidade no centro cirúrgico e segurança do paciente. Este trabalho tem como objetivo apresentar o papel do enfermeiro na segurança do paciente enfocando a qualidade no centro cirúrgico. Para isso, foram abordadas as discussões sobre o os aspectos históricos da cirurgia e do centro cirúrgico e em seguida as estratégias e soluções com impacto positivo na segurança do paciente submetido a procedimento cirúrgico, tais como: Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, Programa Nacional de Segurança do Paciente, o Núcleo de segurança do Paciente, a qualidade do cuidado, a cultura da segurança, o Chechlist de cirurgias seguras, o papel do enfermeiro na assistência cirúrgica, dentre outros. Salienta-se que o papel do enfermeiro na segurança do paciente com ênfase no controle de qualidade no centro cirúrgico é essencial para o gerenciamento do cuidado com enfoque na prevenção do erro aliada à uma cultura da segurança.
Palavras-chave: Papel do enfermeiro. Segurança do paciente. Centro cirúrgico.
SUMMARY
The nurse's role in quality control in the operating room and patient safety. This work aims to present the role of nurses in patient safety focusing on quality in the operating room. For this, discussions on the historical aspects of surgery and the operating room were addressed and then strategies and solutions with a positive impact on the safety of the patient undergoing a surgical procedure, such as: World Alliance for Patient Safety, National Program Safety, the Patient Safety Center, the quality of care, the safety culture, the Safe Surgeries Chechlist, the role of nurses in surgical care, among others. It should be noted that the nurse's role in patient safety with an emphasis on quality control in the operating room is essential for the management of care with a focus on error prevention combined with a safety culture.
Keywords: Nurse's role. Patient safety. Surgery Center.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS 2
2.1. Geral 2
2.2. Específicos 2
3. O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO 3
4. HISTÓRIA DA CIRURGIA 4
5. CENTRO CIRÚRGICO 5
5.1. Segurança do Paciente 7
5.2. Identificação do paciente 9
5.3. Cirurgia segura 10
6. SEGURANÇA X QUALIDADE 11
7. ERRO X EVENTOS ADVERSOS 12
8. CHECKLIST, ESTRATÉGIA PARA A SEGURANÇA OPERATÓRIA 13
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
10. REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Receber uma assistência à saúde de qualidade é um direito do indivíduo e os serviços de saúde devem oferecer uma atenção que seja efetiva, eficiente, segura, com a satisfação do paciente em todo o processo. O hospital possui a finalidade de prestar serviços de saúde com segurança para a população através de seus atendimentos cada vez mais especializados. Dentre os diversos setores há destaque para o Centro Cirúrgico (CC) que dispõe de instrumentos de alta tecnologia, que vêm sendo agregados ao longo dos anos, com o objetivo de prestar uma assistência segura, individualizada e de qualidade, ao paciente
O enfermeiro deve responsabilizar-se pelo planejamento das ações de enfermagem no tocante à disponibilização de recursos materiais adequados e seguros, como também na capacitação da equipe e promoção de condições tanto de trabalho como ambientais adequadas para a realização do cuidado, garantindo a segurança para o paciente (DIAS et al., 2014).
Estima-se que mais de 234 milhões de grandes cirurgias sejam realizadas anualmente em todo o mundo, dado que evidencia a relevância da segurança do cuidado cirúrgico para a saúde pública. Estudo feito em um grande centro médico norte-americano mostrou que 5,4% dos pacientes submetidos à cirurgia apresentaram complicações, e quase metade delas foram atribuídas a um erro (REBRAENSEP, 2013).
Desse modo, compreender a relação entre riscos, características dos cuidados à saúde e aporte da rede hospitalar pode fornecer à enfermagem elementos importantes para a melhoria da assistência. Embora os riscos relacionados aos cuidados de enfermagem venham sendo abordados amplamente na literatura, torna-se importante conhecer como eles são percebidos e avaliados pelos profissionais implicados na assistência direta ao paciente. (COSTA et al, 2014).
OBJETIVOS
Geral
∙ Compreender o papel do enfermeiro na segurança do paciente enfocando o cuidado no centro cirúrgico.
...