Resenha Papel do controle interno
Por: aribeiro04 • 14/12/2017 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
Resenha-resumo
Referência: SILVA, Pedro Gabriel Kenne. O papel do controle interno na administração pública.
No presente estudo abordou-se o controle enquanto função da Ciência da Administração e sua utilização como principal objeto da Auditoria Interna, focando na evolução dos controles internos na Administração Pública. Abordam-se a forma de organização, papel e importância do controle interno, assim como as dificuldades para o estabelecimento de controles eficazes no setor público, em função de suas peculiaridades.
Pedro inicia seu trabalho com uma breve introdução seguida pela definição de controle sob a ótica da Teoria do Controle e Controle como função da Ciência da Administração, visto como uma das cinco funções universais dessa ciência (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar). Os Controles Internos são compostos pelo plano de organização e todos os métodos e medidas pelas quais uma organização controla suas atividades visando a proteção do patrimônio, auxiliando no desenvolvimento da Auditoria Interna, conforme verificado no estudo.
No Brasil, o controle interno na Administração Pública teve como marco inicial a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), e foi fundamentada pela Lei 4320/64, onde foi estabelecido os tipos de controle. Seguindo o estudo, temos a estrutura atual do sistema no Poder Executivo Federal, além da sua estrutura atual do sistema de controle interno do Estado, no caso estudado, Rio Grande do Sul, e dificuldades de estabelecimento de controle na Administração Pública.
Ao final, foram propostas medidas para que se estabeleça, de fato, uma integração entre o órgão central do sistema de controle interno e as unidades ou funções de controle da Administração Pública.
...