O idoso e a comunidade
Por: 10121529 • 15/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 450 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOSÉ GOMES– SEG
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
O IDOSO E A COMUNIDADE
(Berenice dos Santos Weber)
SÃO LUIZ GONZAGA
2017
1 TEMA
O Idoso e a Comunidade:
- Atenção ao Idoso;
- Políticas de Saúde do idoso;
- Condições de moradia;
- Alimentação;
- Lazer;
- Trabalho;
- Previdência social;
- Assistência social;
- Acessibilidade.
2 JUSTIFICATIVA DO TEMA
A população do Brasil vem envelhecendo devido à melhoria das condições de vida, ao baixo crescimento populacional e às baixas taxas de natalidade. Em um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2001, 9% da população brasileira era composta de idosos, já em 2011 esse número aumentou para 12,1% e a tendência é aumentar.
Diante do exposto, se faz necessária estudos e acompanhamento dessa população justificando-se a importância do profissional da saúde saber identificar as condições de vida dos idosos da sua comunidade e de que forma pode atuar junto a esse grupo.
3 OBJETIVOS QUE NORTEARÃO O TRABALHO
- Identificar a existência de idosos nas imediações de sua residência, trabalho ou outro local de seu conhecimento e interesse;
- Conhecer as condições de vida dos idosos;
- Relacionar as condições vivenciadas pelos idosos com o proposto pelo Estatuto do idoso, concluindo se o mesmo é ou não aplicado;
- Propor ações, situações ou alternativas de cumprimento ao proposto pelo Estatuto do idoso.
4 AÇÕES
Para o desenvolvimento deste projeto você deverá realizar o que segue:
- Ler o Estatuto do Idoso; Caderneta de saúde da pessoa idosa; Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994); Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003); Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006).
- Identificar/escolher o local onde realizará as suas observações, podendo ser a quadra onde mora, o condomínio, o local de trabalho ou outro que preferires;
- No local escolhido, faça uma entrevista com no mínimo 5 idosos. O questionário encontra-se em anexo.
- Após a entrevista reúna os dados, montando um comparativo entre os entrevistados.
- Analisar as informações coletadas com o grupo escolhido e confrontar com o proposto pelo Estatuto do Idoso.
5 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
O cronograma de atividades tem o objetivo de informar as datas que devem ser respeitadas por você, para o desenvolvimento e entrega do projeto:
Atividades | Datas |
Aula de Orientação Metodológica | 01/04/2017 |
Prazo para postagem | Até 01/05/2017 |
Prazo para o parecer preliminar do professor | Até 08/05/2017 |
Prazo para o ajustes orientados pelo professor | Até 15/05/2017 |
Postagem do Parecer Avaliativo do Professor | Até 22/05/2017 |
6 DESENVOLVIMENTO
- Considerando o estudo realizado do Estatuto do Idoso para desenvolver este projeto, qual garantia você considera a mais importante para o bem estar geral do idoso? Por quê?
Conforme art.: 3º, do Estatuto do Idoso, Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
VIII - garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social local.
Porque os idosos passam dificuldades para obter acesso aos serviços, tem que enfrentar filas na rede de atendimento á saúde, demora na realização dos exames, não tem profissionais capacitados para atendimento ao idoso, a política de saúde não esta garantido o que é proposto no Estatuto do Idoso.
Pois, os idosos sentem-se angustiados em ter que andar batendo de porta em porta para receber um atendimento, e muitas vezes não conseguem há tempo, vindo a surgir enfermidades que deveriam ser prevenidas são causas de levar ao óbito muitas vezes.
Eles tem que pagar um exame, ou seja, a diferença com uma requisição do SUS para realizar gratuito, mas como vai demorar os locais de atendimento á exames propõe pagar uma diferença, algo que é contraditório a política de saúde.
A assistência social local também deixa a desejar, pois só atende ou prioriza pessoas em situação de estrema pobreza, sendo que os idosos são vulneráveis, isto, não quer dizer em situações econômicas, mas vulnerabilidade social como dificuldades em saber acessar seus direitos vivem excluídos muitas vezes da sociedade.
- A garantia que você considerou como a mais importante, é percebida no grupo que você estudou/pesquisou? De que forma?
Sim, pois todos entrevistados quando querem realizar exames rápidos que o médico pede tem que pagar pelos exames ou até pagar consultas com especialistas porque demora muito um encaminhamento, pois nos ESFs os médicos são clínicos gerais só fazem encaminhamento para especialistas em casos de urgência e de alta gravidade e os mesmos vão para uma fila de espera.
- Das garantias propostas pelo Estatuto do Idoso, quais não estão contempladas no grupo que observou/pesquisou?
Conforme o Art. 3.ºParágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
VI - capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
Pois, ao entrevistar os idosos foi constatado que não há profissionais da área da saúde capacitados para atendimentos especializados em gerontologia que prestem atendimentos voltados para as demandas dos idosos.
- Do grupo estudado, qual a faixa etária com maior incidência de Idosos? Destes: quantos acamados, quantos com doenças crônicas e quais as doenças?
A faixa etária com maior incidência é de 60 á 70 anos, dos entrevistados nenhum idoso encontra-se acamado, foram entrevistadas 05 idosos, 04 possuem diagnósticos de hipertensão arterial, 01 com depressão, 01 com insuficiência cardíaca, 01 com úlcera péptica, insuficiência cognitiva (demência), 01 diabete mellitus, 01 com labirintite, 01 com doença arterial coronária
...