PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Por: Andreza Gomes • 1/5/2018 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Ao analisar os conceitos que foram abordados no texto, observamos que o seu enfoque ta no ato de observar e analisar as varias situações do trabalho em saúde, e suas formas de assistência. Apresentando com base e teorias sociológicas a qual comprova a relação entre saúde e sociedade e entre profissão medica e praticas sociais. Rompendo a existência da teoria de que o medico no ato da sua profissão não poderia desenvolver nenhum tipo de relação social com os indivíduos envolvidos, como: usuários, médicos, e demais profissionais de saúde.
Desenvolvidos de varias formas do Brasil quanto na América latina, o estudo da área medica e em demais áreas da saúde, resultaram em dois grandes contextos de importante referencial de estudo, no caso, o Sistema Único de Saúde (SUS); como a força de trabalho e o processo de trabalho em saúde. Constituídos por três pontos importantes, o processo de trabalho em saúde baseia-se na atividade adequada, ou seja, o próprio trabalho, a segunda o objeto de trabalho, isto é a matéria que se aplica e por último os instrumentos e meios de trabalho.
Dado ênfase por Mendes Gonçalves (1979, 1992), o processo de trabalho foi desenvolvido sobre os seguintes componentes: o objeto do trabalho, os instrumentos, a finalidade e os agentes, onde destacou que esses elementos necessitam de ser abordados de forma articulada, e não separadamente, obtendo só assim um processo de trabalho especifico. Objeto foi caracterizado pela matéria prima do trabalho anterior, e no setor saúde, as necessidades humanas de saúde.
Sendo o trabalho um processo de expressão de funcionamento, “metabólica”, entre o ser social e a natureza, e através do dele que o homem se reconhece enquanto sujeito histórico capaz de agir e transformar a sua realidade, criados a partir disso o valor de uso e o valor de troca. O valor de uso é o trabalho concreto, o qual da o sentido qualitativo do produto, já o valor de troca corresponde ao valor que o produto adquire como mercadoria disponibilizada no mercado, assumindo a forma de trabalho abstrata, com sentido de inutilidade, assim assumindo significado quantitativo.
Vindo a se destacar posteriormente a importante abordagem conceitual a respeito de recursos humanos em saúde. Que Segundo Nogueira (2002), a noção clássica de trabalho e de processo de trabalho constitui relevante categoria interpretativa nos estudos sobre recursos humanos em saúde. A exemplo disso destaca-se o Projeto Capacitação em Desenvolvimento de Recursos Humanos de Saúde – CADRHU – implantado em 1987.
Outras questões bem atuais que referem-se a processo de trabalho em saúde, foram abordadas no processo de mudanças do mundo do trabalho, iniciado em meados dos anos 70, como a crescente incorporação tecnológica, o desemprego estrutural,a flexibilização e precarização do trabalho, entre outros..
...